Teste: Honda CBR 1000RR Fireblade

Esportiva da Honda entrega uma sensação de pilotagem perfeita; confira avaliação
Honda CBR 1000RR 2018

Honda CBR 1000RR 2018 | Imagem: Divulgação

Na semana pós-Carnaval o time do Motoo teve a oportunidade de avaliar por uma semana a superbike da Honda, a CBR 1000RR Fireblade. Esportiva de alto desempenho, ela é a pedida para quem deseja uma moto mais extrema já que, mesmo com um bom pacote de tecnologia, ela é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em extremamente rápidos 2,9 segundos.

Quando chegamos para retirar a moto, passamos pelo menos uma hora recebendo as instruções sobre toda tecnologia que esta presente na esportiva. Além dos 3 modos de pilotagem configurados de fábrica (Pista, Estrada e Cidade) você pode combinar inúmeras possibilidades de estilo de uso da moto: o Freio motor tem níveis de 1 a 3, a potência do motor é ajustada entre as escalas 1 a 5 e o controle de tração vai de 0 a 9, tudo isto possibilita configurar a moto ao seu estilo pessoal de pilotagem. 

Assumir o controle da CBR 1000RR Fireblade nos leva a uma sensação constante de estar em uma pista, independente do caminho onde estivermos trafegando. A posição do piloto é perfeita mesmo para quem não está acostumado com esportivas desse nível e você vai se sentir confortável e apto a explorar tudo o que ela tem a entregar, obviamente respeitando seu limite pessoal e da segurança. Na linha 2019, a CBR 1000RR Fireblade tornou-se mais esguia, e com isso, mais aerodinâmica. A carenagem não envolve boa parte do motor e deixa a Fireblade mais agressiva. As linhas mais limpas e retas seguem um conceito denominado pela Honda de “Forward-looking lines” e chama a atenção por onde passa.

No trânsito urbano, a CBR 1000RR Fireblade mostrou-se extremamente ágil. Com peso de 178 kg, ela é rápida nas mudanças de direção e as manobras são feitas com muita segurança, mas é importante ficar atento às imperfeições do piso para não levar sustos desnecessários.

As respostas nas acelerações e retomadas são imediatas, sendo que mesmo em 6ª marcha e com o motor trabalhando em rotações mais baixas, a moto responde bem, o que facilita muito para o uso urbano. Na estrada, a Fireblade é pura diversão. A tecnologia ajuda em muito na qualidade da pilotagem, permitindo realizar curvas e ultrapassagens de maneira segura, mesmo se você for um piloto menos experiente. Se este for seu caso, a recomendação é não exagerar, afinal estamos falando de uma moto de quase 1.000 cc.

Toda a sensação de segurança presente na CBR 1000RR Fireblade é, em grande parte, atingida também pela sua excelência construtiva e de projeto. O sistema de freios dianteiros duplos, a suspenção regulada de modo eletrônico e o freio-motor com 3 níveis de regulagem são bons exemplos. Como é esperado em uma esportiva da proposta da Fireblade, velocidades mais altas são atingidas rapidamente, sendo que a atuação do freio-motor é bem intensa e a moto para em poucos metros.

O painel de LCD é completo e totalmente digital, permitindo uma configuração ao estilo de cada piloto, tanto nas informações quanto na aparência.

Alguns acessórios são oferecidos diretamente pela Honda para a Fireblade, com destaque para o sistema de engate rápido, que permite a troca rápida de marcha sem a utilização da alavanca de embreagem. Contudo, ele demanda um investimento elevado, no caso R$ 6.490,31, o que representa quase 10% do valor da CBR 1000RR Fireblade, hoje tabelada em R$ 69.900 sem o custo de frete. A cor vermelha é a única opção, mas não decepciona e agrada bastante.

 
 
Honda CBR 1000RR 2018
 
Honda CBR 1000RR 2018
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Banco do garupa - Nota 6.5

“É, sem dúvida, uma moto solo. Você até consegue aproveitar um curto passeio na garupa, mas nada mais do que isto". Opinião de Alessandra B. Lazzari

Ficha técnica

Motor

Tipo: DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido
Cilindrada: 999,8 cc
Potência Máxima: 191,7 cv a 13000 rpm
Torque Máximo: 11,82 kgf.m a 11000 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 76,0 x 55,1 mm
Relação de Compressão: 13,0:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-DSFI
Combustível: Gasolina

Dimensões

Comprimento x Largura x Altura: 2065 x 715 x 1125 mm
Distância entre eixos: 1404 mm
Distância mínima do solo: 129 mm (SP) / 127 mm (ABS)
Altura do assento: 834 mm (SP) / 832 mm (ABS)
Peso Seco: 177 kg (SP) / 178 kg (ABS)

Chassis

Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-link - 133 mm (SP) / Pro-link - 137 mm (ABS)
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 120/70 – ZR17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 190/50 – ZR17M/C (73W)

Capacidade

Tanque de Combustível: 16,1 litros
Óleo do Motor: 3,4 litros
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 4,5 Ah (SP) / 12V – 6 Ah (ABS)
Farol: LED

Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

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