Lançada em 1975, a Gold Wing é mais do que um modelo dentro da ampla linha da Honda, projetando-se como um ícone da fabricante e ostentando até uma identidade própria. Sempre evoluindo e se aperfeiçoando, a nova geração da touring traz uma infinidade de aprimoramentos tanto na parte mecânica como em tecnologia. Por essa razão avaliamos o modelo em sua configuração topo de linha, a GL 1800 Gold Wing Tour, cujo valor sugerido é de R$ 159.681, preço que a coloca a disposição de poucos no mercado. Veja, em nossa reportagem, tudo que ela oferece por esse preço.

Quando chegamos para retirar a moto, o tamanho da Gold Wing Tour já impressiona. São 2,58 metros de comprimento e 90,5 cm de largura. O peso com piloto, garupa e bagagem pode chegar a quase 500 kg. Só de pensar nisso parece que ela é uma moto difícil de pilotar, certo? Para nossa surpresa, ao andar os primeiros metros encontramos uma moto dócil e muito fácil de ser conduzida. Em sua nova geração a Gold Wing se mostrou muito mais ágil, compacta, rápida e muito estável, mesmo para o uso urbano. Durante os dias que ficamos com a Gold Wing, provamos a moto em todos os momentos, até para deslocamentos curtos e movimentados.

O motor de 6 cilindros, com 1.833 cm³ entregando 126 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17,3 a 4.500 rpm, funciona silenciosamente e tem um controle em baixo giro que impressiona. Isso facilita as manobras e mudanças de direção, conferindo ótimo controle direcional para a moto. A vibração é próxima a zero. O motor ficou mais compacto e mais leve, e quando “abrimos a mão” tanto na aceleração como nas retomadas de velocidade, a resposta é imediata e você nota a toda potência e esportividade que ela entrega.

Você encontra a disposição quatro diferentes modos de pilotagem: TOUR, SPORT, ECON e RAIN tudo controlado com um simples toque de seu dedo. O modelo 2019 traz também, acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em piso inclinado e sistema Start&Stop. Um item muito utilizado e muito útil foi o “Walking Mode” que movimenta a Gold para frente e para traz em velocidade limitada, auxiliando as manobras de estacionamento. A Gold Wing é a única e a primeira moto disponível com sistema de airbag de fábrica, uma inovação.

O novo design do chassi permitiu que tanto a posição do motor como a do piloto ficasse mais para a frente da moto, com isto a ciclística ganhou pilotagem muito mais fácil e maior conforto.

O conjunto de suspensão também traz novidades. Na dianteira, o sistema de direção passou a trabalhar separado do sistema amortecimento, dando ao conjunto maior agilidade no manuseio do guidão. Na suspensão traseira, encontramos um conjunto de balança do tipo monobraço conectado ao sistema pro-link, oferecendo maior estabilidade e segurança, principalmente em maior velocidade e curvas mais inclinadas. Tanto a suspensão traseira como a dianteira tem a regulagem eletrônica automática através do modo de pilotagem selecionado, porém a regulagem da pré-carga da mola do amortecedor pode ser acionado de maneira independente, utilizando o comando eletrônico.

Na questão dos freios, temos ABS de última geração e o sistema D-CBS (Dual Combined Braking System). Graças a ele, ao acionar o freio traseiro, o dianteiro recebe um percentual da força, dando maior segurança e equilíbrio nas frenagens de emergência. Na dianteira, a Gold Wing conta com dois discos de 320 mm e, na traseira, um disco de 316 mm. Eles dão conta suficiente de toda potência e peso da touring.

Falando sobre o design, notamos um trabalho primoroso de estilo, unindo conforto e muita segurança. Em todos os detalhes e acabamentos pode ser observado a preocupação na qualidade dos materiais utilizados. As linhas são modernas e com apelo futurístico, oferecendo uma interessante sensação de movimento para a Gold Wing em todas as situações.

O painel de LED é formado por uma tela de 7 polegadas contendo todas possíveis e imagináveis informações. Qualquer ação ou irregularidade aparece piscando na tela, como a pressão dos pneus ou um bagageiro que não foi devidamente fechado, aquecedor da manopla e bancos, além de muitos outros.

O sistema de som é potente e, graças à acústica que é criada pelo para-brisa de regulagem automática, entrega um som limpo e de muita qualidade. A Gold Wing é a primeira motocicleta a oferecer a conexão com o Apple CarPlay, que permite conectar espelhar seu iPhone e operar aplicativos com mais praticidade e segurança.

O câmbio DCT de dupla embreagem com 7 marchas pode ser utilizado na opção de pilotagem automática ou por troca manual, com mudanças por borboleta acionada na manopla.

Banco do garupa – Nota 10, sem questionamentos e com louvor!

“Sentar na garupa desta motocicleta é um prazer incrível. Conforto e segurança são inatos ao modelo. Tanto na cidade como na estrada, você pode andar por horas sem cansar. O descanso e o relaxamento são garantidos. Uma verdadeira terapia.” opinião de Alessandra B. Lazzari

O modelo avaliado está disponível na cor vermelha com detalhes em preto, com preço na casa de R$ 160 mil, como citamos no começo de nosso teste. O valor é salgado e para poucos, mas, certamente, a GL 1800 Gold Wing Tour entrega atributos capazes de agradar muitos motociclistas. De tudo o que sentimos, nos chamou a atenção o ronco dos motor 6 cilindros, que está muito mais para uma sinfonia bem executada. Ele proporciona para a Gold Wing, seja em velocidades de cruzeiro mais altas como em tocada suave e prazerosa, uma condução extremamente fácil. A Gold Wing tem, realmente, uma identidade própria.

 
 
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
 
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
 
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
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Honda GL 1800 Gold Wing 2019
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Honda GL 1800 Gold Wing 2019
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Honda GL 1800 Gold Wing 2019
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Honda GL 1800 Gold Wing 2019
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Honda GL 1800 Gold Wing 2019
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Honda GL 1800 Gold Wing 2019
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Honda GL 1800 Gold Wing 2019
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
 
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
Honda GL 1800 Gold Wing 2019
 
 

Ficha Técnica

Motor
Cilindrada: 1.833 cc
Potência Máxima: 126 cv a 5.500 rpm
Torque Máximo: 17,3 kgfm a 4.500 rpm
Transmissão: 7 velocidades (câmbio DCT)
Sistema de Partida: Elétrica
Diâmetro x Curso: 73,0 x 73,0 mm
Relação de Compressão: 10,5:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM FI
Combustível: Gasolina

Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2.575 x 905 x 1.430 mm
Distância entre eixos: 1.695 mm
Distância mínima do solo: 130 mm
Altura do assento: 745 mm
Peso Seco: 369 kg

Chassi
Tipo: Diamond Twin Tube Type
Suspensão Dianteira/Curso: Duplo Braço Oscilante / 110 mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 105 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 316 mm
Pneu Dianteiro: 130/70 - 18
Pneu Traseiro: 200/55 - 16

Capacidade e sistema elétrico:
Tanque de Combustível: 21 litros
Óleo do Motor: 5,6 litros
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V - 20 Ah (10H)
Farol: LED

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo

José Luiz Lazzari | http://www.jlldesign.com.br/