Teste: Honda PCX 2019

Avaliamos o scooter mais vendido do Brasil, que traz melhorias na suspensão e freios ABS
Honda PCX 2019

Honda PCX 2019 | Imagem: Divulgação

Já figurando na rede de concessionárias da marca há um tempo, o Motoo teve a oportunidade de avaliar o scooter mais vendido no mercado brasileiro (49% da categoria). Estamos falando do Honda PCX, que traz no modelo 2019 mudanças significativas, com destaque para o sistema de suspensão e a adoção dos freios ABS. Com as novidades, a Honda espera deixar o PCX na liderança do segmento de duas rodas que mais cresce no Brasil, portanto, sem exagero, podemos dizer que ele é um produto estratégico para a marca.

Com o novo desenho do chassi, foi possível reposicionar o motor e a transmissão. Com isso, os amortecedores traseiros passaram a ser menos inclinados e o resultado foi um conjunto mais macio e confortável, diminuindo de maneira significativa as batidas secas da suspensão, um problema bastante comum na categoria dos scooters. Os pneus mais largos (100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira) reforçam consideravelmente a melhora no rodar do PCX 2019 perante o modelo 2018.

O sistema ótico é todo em LED, conferindo ao modelo uma eficiência de iluminação bem superior e modernidade ao conjunto. O design de ângulos retos e marcantes por toda a estrutura da moto deixa o modelo com um estilo agressivo e moderno. O novo painel, agora é todo em LED, tem fácil leitura e conta com marcador de combustível, exibe o consumo médio e acumula os dados dos hodômetros parcial e total. O consumo permanece próximo aos 40 km/l. Mesmo em pilotagem mais agressiva ele não fica abaixo dos 38 km/l.

Para as versões Sport e DLX a PCX 2019 sai de fábrica com sistema ABS na roda dianteira. Segundo a Honda explica, "ele atua evitando o bloqueio da roda dianteira ao acionar o manete de freio do lado direito. O freio traseiro, acionado pelo manete do lado esquerdo, recebe acionamento hidráulico do cáliper, com disco de dimensões adequadas (220 mm) para proporcionar frenagens mais precisas. Com a adoção do sistema ABS no freio dianteiro e a introdução do freio a disco na traseira, as PCX Sport e DLX passam a oferecer uma frenagem mais precisa e potente, que será particularmente apreciada pelos condutores mais experientes". O modelo de entrada da PCX 150, entretanto, não conta com o ABS, mas traz o sistema de freios combinados CBS com disco na dianteira e tambor na traseira, "desenvolvido para condutores novatos pela específica característica de um único comando, a manete da esquerda, frear ambas rodas, ficando o manete da direita exclusivo para o freio dianteiro", acrescentra a fabricante japonesa. 

Apesar da liderança que tem no segmento, a Honda investiu em melhorias, deixando seu PCX mais atraente e competitivo. O preço sugerido para os modelos Sport e DLX é de R$ 12.990. Quanto a opção de cores, apesar do modelo Sport estar disponível na cor prata metálico, o que se destaca é o vermelho do banco e os detalhes do grafismo. Para o modelo DLX o mesmo acontece, embora a cor seja branco perolizado, o que mais chama a atenção, assim como o marrom do banco e os detalhes da pintura. Por R$ 11.853 o modelo PCX básico é oferecido nas cores Azul e Prata metálico, tendo como principal diferencial o fato de não vir com o sistema ABS.

Banco do garupa - nota 9
“É largo, macio e passa segurança. A plataforma deixa as penas confortáveis. A mudança na suspenção se faz sentir em relação ao modelo anterior. Gostei!” - opinião de Alessandra B. Lazzari

Ficha Técnica

Motor
Tipo: OHC, Monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada: 149,3 cc
Potência Máxima: 9,74 kW (13,2CV) a 8.500 rpm
Torque Máximo: 13,5 N.m (1,38 kgf.m) a 5.000 rpm
Transmissão: Tipo V - MATIC
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 57,3 x 57,9 mm
Relação de Compressão: 10,6:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina

Chassi
Tipo: Berço duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico/100 mm
Suspensão Traseira/Curso: Dois amortecedores/100 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco/220mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco/220mm
Pneu Dianteiro: 100/80 – 14M/C 48P
Pneu Traseiro: 120/70-14M/C 61P

Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 1923 x 745 x 1107 mm
Distância entre eixos: 1313 mm
Distância mínima do solo: 137 mm
Altura do assento: 764 mm
Peso Seco: 126 kg

Sistema elétrico
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 5 Ah
Farol: LED

Capacidades
Tanque de Combustível: 8 Litros
Óleo do Motor: 0,9 Litro 

 
 
Honda%20PCX%202019
 
Honda%20PCX%202019
Honda%20PCX%202019
Honda PCX 2019
 
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
 
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
 
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
 
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
 
Honda PCX 2019
Honda PCX 2019
 
 
Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Honda PCX 150

Honda PCX 150

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos