Teste: Yamaha Factor 150

Acessível, a street é uma boa opção de entrada para o mundo das duas rodas
Yamaha Factor 150 2018

Yamaha Factor 150 2018 | Imagem: Divulgação

Com o transito caótico de hoje em dia a procura por motocicletas cresce cada vez mais. Dentro deste cenário, e depois de nossa reportagem recente com o Yamaha NMax, o MOTOO buscou avaliar a Yamaha Factor 150 UBS, que traz o sistema de freios combinado da marca. Uma moto de entrada para quem busca alternativa por maior mobilidade, sem abrir mão do conforto e visando economia. Lançada em 2015, ela mostra que veio para atuar de maneira competitva no segmento que representa o maior volume de vendas entre as motocicletas oferecidas no país.

O motor de 149 cm³ traz injeção eletrônica e a segunda geração do BlueFlex, como a marca chama comercialmente sua tecnologia bicombustível. Com um cilindro e refrigeração a ar, o propulsor de 4 tempos entrega até 12,4 cv a 7.500 rpm com etanol, o que não chega a impressionar nas arrancadas e retomadas de velocidade, mas da conta do recado. Ao avaliar uma moto como a Factor 150 é sempre importante ter em mente que ela busca principalmente a economia de combustível, sendo capaz de alcançar média de até 50 km/l com uma tocada mais suave ou um número em torno de 40 km/l adotando uma pilotagem mais agressiva, nos dois casos com gasolina no tanque. A capacidade do reservatório é para 15,7 litros de combustível, o que confere à Factor 150 autonomia de quase 600 km. Isso é ótimo pois é necessário visitar o posto só de vez em quando. Na estrada a Factor 150 vai bem em viagens curtas. Se a ideia é usar a moto em percursos mais longos, o cansaço aparece e começa a incomodar.

A posição de pilotagem, contudo, é confável na cidade graças ao tanque alto e grande, que, combinado com a altura elevada do guidão, confere uma agradável sensação de comandar uma moto de maior porte, além de proporcionar agilidade e segurança na condução.

Sistema de freio combinado UBS (Unified Brake System), mecanismo desenvolvido pelos engenheiros da Yamaha do Brasil, é um recurso importante e ajuda a tornar a pilotagem mais segura. No caso da Factor 150, quando acionamos o freio traseiro o conjunto dianteiro também recebe uma pressão de até 30% do que foi solicitado para a roda traseira. O sistema é perfeito para aqueles que estão iniciando no mundo das motos, minimizando possíveis acidentes. O sistema de freios da Factor 150 é tecnicamente eficiente, mas poderia contar com um acabamento melhor.

Com linhas harmoniosas e estilo esportivo, a Factor 150 UBS ostenta um grafismo bastante discreto, o que deixa a moto “limpa” combina muito bem com as rodas de liga leve na cor preta, uma tendência que ganhou força entre os carros mais recentes e vêm agradando também os clientes de motos novas. As aletas laterais e a lanterna bipartida reforçam o visual agressivo, porém uma crítica para o visual da Factor 150 vai para a alça de apoio do garupa, que merecia um design mais atual.

O painel de instrumentos é digital e completo, contemplando indicador de marcha, relógio, hodômetro e contas-giros. Destaque também para a função Fuel Trip, que informa quantos quilômetros a moto é capaz de percorrer com o combustível na reserva. Como uma salvaguarda de segurança, a partida elétrica não é acionada com o câmbio engatado. Os demais comandos na Factor 150 nos manetes direito e esquerdo são simples e de fácil manejo.

A suspensão da Factor 150 é convencional como convém a uma moto abaixo de R$ 10.000 e não traz surpresas, sendo composto pelo garfo telescópico dianteiro com 120 mm de curso e balança com dois amortecedores traseiros de 120 mm de curso. Durante nossa avaliação com a Factor 150 o conjunto absorveu bem as irregularidades e buracos do asfalto castigado de São Paulo, mostrando-se bem adaptado para a proposta urbana da motocicleta.

A versão testada está disponível em três cores: Preto Eclipse, Vermelho Pepper e Sports White. Com preço de R$ 8.890 na versão única ED, a moto é uma excelente pedida para quem quer uma street bem adaptada para o uso urbano.

Garupa: o banco é relativamente estreito e o cansaço aparece mais cedo. A posição e altura são boas. Para a cidade vai bem, já na estrada cansa rápido. Nota 7,5 

 
 
Yamaha Factor 150 2018
 
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Yamaha Factor 150 2018
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Ficha técnica – Yamaha Factor 150 UBS

Preço: R$ 8.890

Motor
Monocilíndrico, 149 cm³, SOHC, 4 tempos, 2 válvulas, refrigeração a ar
Diâmetro e curso: 57,3 mm x 57,9 mm
Taxa de compressão: 9,6:1
Potência: 12,4 cv (etanol)/12,2 cv (gasolina) a 7.500 rpm
Torque: 1,3 kgfm a 5.500 rpm (etanol ou gasolina)
Alimentação: injeção eletrônica

Transmissão: 5 marchas

Sistema de Partida: elétrico

Chassi
Tipo: diamante
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 120 mm de curso
Suspensão traseira: balança com 92 mm de curso

Freio dianteiro: a disco, com 245 mm de diâmetro
Freio traseiro: a tambor, com de 130 mm de diâmetro

Pneu dianteiro: 2,75-18 aro 18”
Pneu traseiro: 90/90 aro 18”

Comprimento: 2,01 m
Largura: 73 cm
Altura: 1,09 m
Distância entre-eixos: 1,32 m
Distância mínima do solo: 17,5 cm
Altura do assento: 78,5 cm

Peso: 127 kg
Capacidade do Tanque: 15,7 litros

Tudo sobre a Yamaha Factor 150

Yamaha Factor 150

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