Vela de ignição: entenda a função, tipos e cuidados na moto

Pequena em tamanho, mas grande em tecnologia, a vela de ignição é um item essencial para o bom funcionamento do motor
Vela de ignição é um item essencial para o bom funcionamento do motor

Vela de ignição é um item essencial para o bom funcionamento do motor | Imagem: Marcelo Barros/Motordomundo

A vela de ignição é um componente que faz parte do sistema de ignição do motor. Tem a função de conduzir a corrente elétrica da bobina de ignição para o interior da câmara de combustão, transformando-a em uma centelha que dará início à queima da mistura ar/combustível no terceiro dos quatro tempos de um motor de combustão interna que trabalha no ciclo Otto.

Atualmente, são utilizados dois tipos de vela de ignição em motores de motocicletas: velas do tipo níquel e velas do tipo irídio (popularmente chamadas de Iridium, que é o termo em inglês).

Como curiosidade técnica, o irídio é um elemento químico situado no grupo 9 da tabela periódica dos elementos, com massa atômica de 192,2 u e número atômico 77. É um metal empregado em ligas de alta resistência que podem suportar elevadas temperaturas com ponto de ebulição em 4428 °C. 

Por essa última característica desse metal, passou a ser usado em velas de ignição. 

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Usar vela de irídio em moto de baixa cilindrada ajuda?

Com os benefícios trazidos pela tecnologia diferente, muitos proprietários de motos menores ficam curiosos se usar vela de irídio em suas motocicletas de baixa cilindrada traz algum benefício real, considerando que são motores menores e menos potentes do que os das grandes motocicletas. 

Devido às suas características construtivas (eletrodo central de irídio), as velas do tipo irídio possuem uma maior ignibilidade (facilidade de combustão), proporcionando melhor desempenho ao motor. As velas do tipo irídio podem ser aplicadas em motores de alta e baixa cilindrada, desde que sejam aplicadas conforme o catálogo de aplicação do fabricante.

Como saber quando é hora de trocar uma vela de ignição?

A vela de ignição é um componente que sofre um desgaste natural e deve ser substituída conforme o manual técnico do fabricante. Para motocicletas, a NGK (uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de vela de ignição do planeta) recomenda uma revisão a cada seis meses ou 3.000 km, o que ocorrer primeiro. 

Falhas no funcionamento do motor, dificuldade na partida, aumento do consumo de combustível e emissão de poluentes são indicadores de que a vela de ignição pode estar com problema.

Quais cuidados ter com a vela de ignição para garantir maior vida útil?

Para aproveitar ao máximo a vela de ignição, é recomendado manter as manutenções e revisões conforme o manual técnico da motocicleta, atentar-se à qualidade do combustível - dando preferência sempre a abastecer em postos de sua confiança - e revisar as velas de ignição a cada seis meses ou um ano, o que ocorrer primeiro. 

Alguns motores podem ter mais de uma vela de ignição por cilindro, como nos motores Bajaj que utilizam duas ou três velas de ignição no cilindro com a tecnologia DTSi.

Um detalhe para quem pretende fazer a troca desse item por conta própria – que pode ser necessário em uma situação de emergência e pode surgir a necessidade – é que o torque (a força) de aperto da vela de ignição deve ser controlado, pois é um componente sensível. Apertar mais do que o ideal pode danificar a vela de ignição.

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Marcelo Barros

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