Voltz tem fila de espera de 14 mil motos elétricas

Fabricante brasileira teve mais de 3,6 mil unidades emplacadas até setembro em 2022. Empresa afirma que deve solucionar atrasos nas entregas até março de 2023
Fábrica da Voltz, em Manaus, com moto EVS

Fábrica da Voltz, em Manaus, com moto EVS | Imagem: Voltz

A Voltz Motors possui uma fila de cerca de 14 mil motos elétricas vendidas no mercado brasileiro ainda há espera dos compradores. Única fabricante do segmento de elétricas do Brasil, a empresa é líder disparada no setor, mas também enfrenta dificuldades para a entrega de seus veículos. 

Nos 9 meses iniciais do ano, foram 3.664 unidades emplacadas da marca brasileira. "Sabemos tudo o que conseguimos, mas também sabemos que não fizemos nada ainda, que estamos devendo muito. Temos muita coisa atrasada, muita coisa que precisamos acelerar", diz Renato Villar, CEO da Voltz Motors, em entrevista ao MOTOO.

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Como mostramos em reportagens anteriores, clientes reclamam recorrentemente sobre atrasos nas entregas das motocicletas da empresa, inclusive, expressando insatisfação nas redes sociais. "Não comemoramos, porque a situação não é de comemorar, é um momento de trabalhar duro para entregar as motos", afirma Villar. 

Fábrica da Voltz em Manaus
Fábrica da Voltz em Manaus
Imagem: Voltz

Em junho passado, a Voltz inaugurou sua fábrica em Manaus, iniciando a montagem local. O investimento de R$ 12 milhões na planta fez parte do aporte de R$ 100 milhões liderado pelo grupo Creditas. Lançada em 2019 quando a primeira EV1 chegou ao mercado, a empresa passou de 40 para mais de 400 funcionários neste último ano. 

Previsão de entregas

De acordo com o executivo, uma série de fatores contribuíram para a dificuldade em realizar as entregas no prazo estipulado. No momento, a situação para a EV1 Sport está considerada em dia, enquanto a fabricante busca solucionar os pedidos da EVS. Entre os problemas citados pela empresa, estão reflexos da pandemia, atrasos de fornecedores, fechamento de portos e até a recente seca que atinge o Amazonas. "Os navios não conseguem sair e nem entrar. Então, estamos enviando para São Paulo por transporte rodoviário, que é mais demorado e mais caro", diz.

Motos elétricas Voltz sendo embaladas em Manaus
Motos elétricas Voltz sendo embaladas em Manaus
Imagem: Voltz

Villar afirma que há um lote com mais de 1.200 unidades da EVS a caminho para os compradores, que já deixou a fábrica em Manaus, que seria suficiente para as vendas realizadas até fevereiro de 2022. Para encerrar a fila, no entanto, o prazo é maior. "Esperamos que, tudo que vendemos em 2022, a gente consiga encerrar até o primeiro trimestre de 2023, em março", projeta Villar.

Para o ano, a previsão de Voltz é de fechar 2022 com cerca de 10 a 11 mil motos elétricas entregues no Brasil. "Temos uma planta de 200 mil motos, não montamos uma superestrutura para ficar atrasando, mas o fato é que passamos por um momento complexo, mas temos certeza que isso vai melhorar", afirma o CEO da Voltz. 

A primeira Voltz EVS produzida em Manaus
A primeira Voltz EVS produzida em Manaus
Imagem: Voltz

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