Yamaha confirma produção de 2 scooters elétricos; conheça modelos

Com foco na mobilidade urbana, E01 e E02 são os conceitos que darão base a futuros modelos. Expectativa é que usem baterias removíveis.
A Yamaha E01 ainda como conceito em 2019

A Yamaha E01 ainda como conceito em 2019 | Imagem: Divulgação

A Yamaha confirmou que vai produzir dois novos scooters elétricos. Os modelos serão baseados nos conceitos E01 e E02, apresentados no Salão de Tóquio 2019.


Europa e Ásia serão os primeiros mercados a receberem os veículos, de acordo com informações do site “Eletrek”. 


Como são os scooters elétricos Yamaha


E01

Yamaha E01
Yamaha E01
Imagem: Divulgação

 

 


Com um visual de linhas mais esportivas, o E01 tem capacidade equivalente a de um scooter à combustão de 125 cc. Assim, terá uma pegada bem urbana. Ainda sem as especificações técnicas divulgadas, o esperado é que tenha potência de cerca de 15 cavalos e possa atingir velocidade de cerca de 90 km/h. 


Entre os detalhes revelados pela montadora sobre o E01 está o sistema de recarga rápida e uma “grande autonomia” de rodagem. Na lateral, o modelo carrega o nome Genesis.


E02

Yamaha E02
Yamaha E02
Imagem: Divulgação

 


Também uma opção para cidades, o E02 é como uma “cinquentinha” elétrica. Deverá ser usada em pequenas distâncias, ajudando na mobilidade das cidades.


Com capacidade equivalente ao de motos de 50 cc, o modelo deve ter potência em torno de 5,3 cavalos e velocidade de até 45 km/h.

Veja também:


Baterias removíveis


Uma das tecnologias aguardadas para os scooters elétricos da Yamaha é o uso de baterias removíveis. 


Desse modo, o usuário poderá trocá-las por baterias recarregadas em postos espalhados pelas cidades ao invés de aguardar toda a carga ser completa. Esse tipo de solução faz parte de esforços que unem Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki no desenvolvimento de motos elétricas.