Yamaha Fazer 150 indiana ganha conectividade via Bluetooth

Modelo oferecido na Ásia traz mesmo propulsor da moto nacional. Porém, visual é bem mais moderno e oferece mais tecnologia
Yamaha FZS-FI 150 indiana

Yamaha FZS-FI 150 indiana | Imagem: Divulgação

A linha FZ da Yamaha compreende os modelos esportivos da empresa globalmente. Por aqui, a representante mais acessível é a Fazer 250, oferecida como FZ-25 na Ásia. Também temos a Fazer 150, mas tal modelo é da família YS de modelos de entrada, como as Factor 125 e 150. No entanto, na Índia, também existe uma Fazer 150 e é uma legítima integrante da família FZ. Por lá, recebeu novidades.

A Yamaha indiana anunciou a inclusão de conectividade via Bluetooth para os modelos FZ-FI e FZS-FI, ambos dotados do mesmo motor 150 da Fazer nacional. O equipamento vem de série na versão topo de linha FZS-FI Dark Knight, mas é oferecido como opcional para as demais. Nessa configuração mais cara e com a nova tecnologia, a moto indiana custa 107.700 rúpias, ou cerca de R$ 8,2 mil na conversão direta da moeda. A indiana já traz freio ABS para a roda dianteira, enquanto a nacional tem apenas freios combinados.

Saiba mais: Yamaha Factor 150 vende mais que Honda PCX 150 outubro

Yamaha FZS-FI 150 indiana
Yamaha FZS-FI 150 agora conta com Bluetooth
Imagem: Divulgação

Por meio do sistema de pareamento por Bluetooth, os proprietários têm acesso ao aplicativo Yamaha Motorcycle Connect X. A funcionalidade está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS ou Android, e permite o acesso remoto à motocicleta. É possível fazer os faróis acenderem para encontrar a moto, ligar o pisca-alerta, checar o nível de bateria, conferir se a moto está travada, histórico de rodagem e salvar o último ponto de estacionamento.

A ligação entre as FZ-FI indianas e a Fazer 150 brasileira fica clara na motorização. Ambas utilizam o mesmo propulsor monocilíndrico de 149 cm³ com arrefecimento a ar, comando simples no cabeçote e duas válvulas por cilindro. Lá, entrega 12,4 cv de potência e 1,4 kgfm de torque com gasolina. Aqui, a moto gera a mesma potência, mas com etanol, e o torque é um pouco menor: 1,3 kgfm.

Por outro lado, em termos de proposta e visual, as duas motos são bem diferentes. Aqui, a Fazer 150 é oferecida como uma opção mais completa à linha Factor, compartilhando chassis e diversos componentes. A indiana já traz um visual bem mais rebuscado, com reentrâncias no tanque, pneus mais largos e linhas bem mais próximas às motos esportivas maiores da Yamaha. A Fazer 150 nacional custa R$ 12.290.

Yamaha Fazer 150 2016
Yamaha Fazer 150 nacional
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!

Tudo sobre a Yamaha Fazer 150

Yamaha Fazer 150