Yamaha lança a EMF, scooter elétrica de visual futurista

Modelo foi criado em parceria com a startup Gogoro e começou a ser vendido em Taiwan
Yamaha EMF 2022

Yamaha EMF 2022 | Imagem: Divulgação

A ofensiva da Yamaha em direção às scooters elétricas não se resume aos modelos E01 e E02, já confirmados. A fabricante japonesa também tem uma parceria muito produtiva com a startup Gogoro, dedicada à mobilidade urbana.

Pois foi com ela que a Yamaha lançou em 2019 a E-05, uma scooter elétrica com sistema de baterias intercambiáveis e que é vendida desde então em Taiwan.

Nesta semana, as duas parceiras revelaram uma nova scooter elétrica, a EMF, que chama a atenção pelo estilo futurista.

Assim como a E-05, a EMF também utiliza o sistema portátil de baterias, que podem ser trocadas em centenas de estações de recarga da Gogoro no país asiático. Com isso, ganha-se tempo no dia a dia já que não é preciso esperar muito para voltar a pilotá-la.

A EMF traz algumas soluções próprias como um porta-objetos central, partida por meio de um cartão NFC que substitui a chave, farol duplo vertical em LED e um guidão elevado onde está o painel digital.

Veja também:

A scooter utiliza um aplicativo da Yamaha bastante útil e que é capaz de guardar o último local de estacionamento, possui um sistema de navegação bastante intuitivo e até um sistema de gerenciamento do uso da moto.

O motor elétrico da EMF é capaz de entregar 10,3 cv de potência, com torque de 2,6 kgfm, aproximadamente. Ela consegue ir de 0 a 50 km/h em apenas 3,5 segundos, mas a Yamaha não revelou qual sua velocidade máxima.

Yamaha EMF 2022
A Yamaha EMF utiliza as baterias intercambiáveis da startup Gogoro
Imagem: Divulgação

As suspensões são por garfo dianteiro e amortecedores duplos atras e os freios são a disco na frente e atrás – ela possui sistema CBS, de frenagem combinada.

A EMF possui 1.740 mm de comprimento, 765 mm de largura e 1.110 mm de altura. O entreeixos é de 1.305 mm enquanto a altura do assento é de 785 mm. A moto pesa 93 kg vazia (sem baterias) e 114 kg com dois módulos. As rodas são de aro 10 polegadas.

O preço da EMF é equivalente a R$ 20 mil e ela é oferecida em três tonalidades, preto, verde escuro e azul claro.

Yamaha EMF 2022
Yamaha EMF 2022
Imagem: Divulgação

Tudo sobre a Yamaha EMF

Yamaha EMF