Yamaha R15: será a melhor 150 do Brasil? Impressões

Andamos na versão de rua da pequena esportiva, que chega ao Brasil em novembro por R$ 18.990. Modelo oferece pacote moderno e divertido; assista ao vídeo
Yamaha R15 2024

Yamaha R15 2024 | Imagem: Yamaha

Como é andar na Yamaha YZF-R15 2024? Essa é uma pergunta que muita gente quer saber sobre o lançamento que está chegando às lojas do Brasil agora em novembro. Com preço de R$ 18.990, a pequena esportiva chama atenção por seu visual agressivo e esmerado, além de contar com pacote que inclui motor de 18,8 cavalos, embreagem assistida e deslizante.

A moto também se destaca por sua leveza: são apenas 141 kg, isso em ordem de marcha, ou seja, com a motoca já preparada para rodagem. Aqui no MOTOO, eu já havia andado com a versão de pistas da moto, para o Yamaha R15 Blu Cru Latin America 2024, mas agora foi a vez de pilotar a versão de ruas, aquela que vai chegar ao motociclista.

Assista vídeo exclusivo com as impressões da R15 2024:

R15 é um esportiva, sim!

As classificações sobre motos podem ser relativas. Existem categorias, sub-categorias, estilos e por aí vai. Vi algumas opiniões de que a YZF-R15 não seria de fato uma motocicleta esportiva. O que seria então? Estamos falando de um modelo totalmente carenado, com inspiração na R1. 

Um dos destaques é o inédito (no Brasil) motor monocilíndrico, de 155 cc, que rende 18,8 cavalos a 10.000 rpm e 1,5 kgfm de torque máximo a 8.500 rpm. Estamos falando de um propulsor com refrigeração líquida e comando de válvulas variável (VVA), esta segunda uma tecnologia que busca melhor entre de força em diversas faixas de atuação. O câmbio é de 6 marchas e conta com auxílio da "shift light" no painel.

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Yamaha

São números superiores aos que vemos nas 150 urbanas. Ao rodar com a moto, ainda em circuito fechado, pude comprovar que a moto oferece acelerações muito interessantes para esta faixa de cilindrada. Somado isso ao peso considerado leve, temos sim uma moto com pegada esportiva. Aos que ainda têm dúvida, sugiro que tirem a própria dúvida na pilotagem.

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e está protegida pela Lei de Direito Autoral. Não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

Pilotagem "na mão" 

Vale sempre lembrar que na Ásia já existem uma R15 ainda mais avançada, que inclui visual mais moderno, suspensões invertidas na dianteira, controle de tração e painel com conectividade. Dito isso, certamente ficamos "babando" por essa outra R15, mas a moto oferecida no Brasil está longe de ser um modelo defasado.

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Yamaha

Como equipamento de série estão freios ABS nas duas rodas, além do sistema de embreagem assistida e deslizante. Este dispositivo composto ajuda a deixar o acionamento da embreagem mais "levinho", além de evitar o travamento da roda traseira em reduções de marchas mais bruscas.  

E isso é algo bem importante. Na pista pude comprovar que a R15 "guenta o tranco" quando precisamos reduzir bem a marcha para as retomadas. Para quem não é piloto profissional, como eu, a pequena YZF é um muito fácil de pilotar e garante ótima estabilidade, além de agilidade nas trocas de direções. A unidade avaliada estava equipada com os pneus da indiana MRF, que garantiram aderência adequada.

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Yamaha

Pequena bem equipada

A base é um quadro do tipo diamante, o Deltabox da Yamaha. Para a R15 nacional, as suspensões são telescópica na dianteira e monocross com link na traseira - com balança de alumínio. A moto tem freios a disco bem dimensionados para a categoria, com 282 mm (dianteira) e 220 mm (traseira), incluindo o já mencionado ABS de 2 canais.

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Divulgação

O painel é 100% digital com iluminação de LED e fundo branco. Entre os indicadores do visor estão conta-giros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador de VVA, que mostra quando o sistema está em atividade, entre outras funcionalidades. Seu computador de bordo indica velocidade média, consumo instantâneo e média de consumo. 

Com conjunto óptico todo de LED, com exceção dos piscas, a moto conta com tanque esculpido, tampa do tanque do tipo aviação e carenagem dianteira com duto de ar central. A moto transmite um bom acabamento nos materiais e seu visual realmente se destaca. 

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Divulgação

A melhor 150 do Brasil?

Se pensarmos na categoria Sport, a R15 não tem competidora atualmente, mas se pegarmos motos na faixa de 150/160, a moto Yamaha é certamente a que oferece o pacote mais atrativo. Se o preço de mantiver na casa dos R$ 18.990, o que ao menos por enquanto deve ser mantido, realmente traz um interessante custo-benefício.

Não que se trate de um produto barato, mas qual outro modelo oferece este pacote nesta faixa de preço? Será interessante ver se a moto cairá no gosto do brasileiro e se as concorrentes, como a Honda, pensarão em trazer modelos similares. É esperar para ver!

Yamaha R15 2024
Yamaha R15 2024
Imagem: Yamaha

FICHA TÉCNICA - Yamaha R15 2024 

PREÇO  R$ 18.990
MOTOR 1 cilindro, 155 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
ARREFECIMENTO Refrigeração líquida
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  18,8 cavalos a 10.000 rpm
TORQUE  1,5 kgfm a 8.500 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 58,0 x 58,7 mm
CÂMBIO 6 marchas
CHASSI Diamante (Deltabox)
COMPRIMENTO 1.990 mm
LARGURA 725 mm
ALTURA 1.135 mm
ENTRE-EIXOS 1.325 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 170 mm
ALTURA DO ASSENTO 815 mm
PESO LÍQUIDO 141 kg
TANQUE 11 litros
FREIOS ABS de 2 canais
FREIO DIANTEIRO 282 mm
FREIO TRASEIRO 220 mm
PNEU DIANTEIRO 100/80-17 52P MRF NYLOGRIP ZAPPER-FX1 TL
PNEU TRASEIRO 140/70R17 66H MRF REVZ-S TL
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico com 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Monocross com link, curso de 50 mm (suspensão)
e 97 mm (roda)
CORES Azul, prata fosco e preto

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Tudo sobre a Yamaha R15

Yamaha R15

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos