A BMW Motorrad no Brasil anunciou que até meados do mês de setembro as novas BMW R 1250 GS e a BMW R 1250 GS Adventure, estarão disponíveis na sua rede de concessionárias. Estes modelos são produzidos na fábrica de Manaus, que recebeu investimento de R$ 10 milhões. A fábrica no Brasil deve passar a produzir 10 modelos distintos, com tecnologias inéditas. Os novos modelos foram desenvolvidos na Alemanha e trazem novidades na motorização, novas tecnologias e um design inovador e personalizado.

No fim de julho, o Motoo teve a oportunidade de avaliar a BMW R 1250 GS Adventure, em um trajeto muito bem elaborado. Foram 170 km por estradas, ruas e trechos off-road. Saímos de São Paulo, rumo ao interior, passando pelas cidades de Jarinu, trecho de terra, Itatiba, Valinhos chegando para o almoço em Vinhedo. A volta foi um percurso direto até São Paulo. Este percurso nos possibilitou uma avaliação bastante completa, que relatamos abaixo.

O motor continua adotando a configuração boxer com 2 cilindros contrapostos. Ele é dotado de 8 válvulas e 1.254 cm3 de deslocamento, entregando 136 cavalos de potência a 7.750 rpm e 13,2 kgfm de torque a 6.250 rpm, portanto temos aqui 5 cv a mais que o modelo anterior. De acordo com a BMW, o novo motor traz controle variável de válvulas com a nova tecnologia ShiftCam, que oferece mais suavidade de funcionamento. Assim, há maior capacidade de aceleração, elasticidade do motor e muito torque mesmo em baixas rotações.

Durante todo o percurso e principalmente nos trechos de terra, foi possível pilotar a R 1250 GS de maneira segura e tranquila em baixas rotações. Mesmo sendo uma moto de porte avantajado e peso razoável, a pilotagem foi segura e confiável e nos terrenos mais acidentados não encontramos dificuldade no domínio da moto. O câmbio de 6 velocidades conta com embreagem hidráulica anti-deslizante, que permite engates de macios e suaves. A aceleração e as retomadas de velocidade surpreendem, tanto nos trechos de estrada como no piso de terra.

O sistema de suspensão e regulado em três modos: mínimo, máximo e automático. O terceiro é muito interessante uma vez que, ao ligar a moto e colocar os pés sobre a pedaleira, o sistema faz a leitura do peso suspenso, incluído piloto, garupa e bagagem, e ajusta a suspensão para o nível ideal.

Um item importante de destaque tratando-se do Brasil é o fato da R 1250 GS permitir o uso de combustível comum, uma vez que se a ideia da big trail é permitir viagens por longas distâncias, em locais remotos a possibilidade de encontrar gasolina de baixa qualidade é bem mais provável. O departamento de engenharia da BMW Motorrad aqui do Brasil colaborou no desenvolvimento desta solução.

 
 
BMW R 1250 GS
 
BMW R 1250 GS
BMW R 1250 GS
BMW R 1250 GS
 
BMW R 1250 GS
BMW R 1250 GS
BMW  R 1250 GS
 
BMW R 1250 GS
BMW  R 1250 GS
BMW  R 1250 GS
 
BMW R 1250 GS
BMW  R 1250 GS
BMW  R 1250 GS
 
BMW R 1250 GS
BMW  R 1250 GS
BMW R 1200 GS 2019
 
BMW R 1200 GS 2019
BMW R 1200 GS 2019
 
 

BMW R 1250 GS

A linha R 1250 GS tem como itens de série o acelerador eletrônico (ride-by-wire); assistente de subida, o que é muito útil devido ao peso da moto de 249 kg e que, com piloto, garupa e bagagem, pode chegar a 460 kg; sistema de freios ABS; controle automático de estabilidade; 3 modos de pilotagem: Road, Dynamic e Enduro; para-brisa com ajuste de altura, sistema de conectividade com painel em TFT, entre outros. Ela é oferecida nas configurações Sport, com preço sugerido de R$ 69.950, e Premium, tabelada em R$ 82.950, que agrega controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico da suspensão; partida sem chave (keyless); assistente de troca de marcha pro; preparação para GPS; kit passageiro; kit de rebaixamento (com banco baixo); motor com acabamento preto; ABS pro; suporte para malas laterais e rodas raiadas.

A R 1250 GS está disponível em quatro opções de cores: “preto metálico” e “azul metálico” (somente no pacote sport), “exclusive” e “estilo HP” (somente no pacote premium). O tanque de combustível tem capacidade de 20 litros, com cerca de 4 litros de reserva.

BMW R 1250 GS Adventure

O modelo R 1250 GS Adventure, que foi avaliado por nós, está disponível no pacote premium (R$ 91.950), que traz, além dos itens de série, controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico da suspensão (ESA); farol em LED; sistema de partida sem chave (keyless); luz de posição diurna; assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); controle eletrônico de velocidade; farol adicional em LED; luzes de direção em LED; ABS pro e suporte para malas laterais em alumínio.

O modelo nessa configuração é oferecido em três opções de cores: “cinza”, “exclusive” e “estilo HP”. As dimensões da R 1250 GS Adventure são de 2.270 mm (comprimento), 1.460 mm (altura sem espelhos), 980 mm (largura com espelhos), 890/910 mm (altura do assento) e 1.504 mm (distância entre-eixos). A capacidade do tanque de combustível é de 30 litros, com cerca de 4 litros de reserva.

Em uma consideração final, podemos dizer que a nova BMW R 1250 GS Adventure chega com força para brigar na fatia das big trail. O investimento não é pequeno, mas a novidade da BMW no país garante sofisticação, qualidade e muita diversão.  

 

 

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo

José Luiz Lazzari | http://www.jlldesign.com.br/