Benda Motorcycle registra oficialmente sua marca no Brasil
Marca chinesa teve concessão de sua marca no Brasil neste mês janeiro, segundo dados do INPI
A Benda teve sua marca registrada oficialmente no Brasil, conforme dados públicos disponíveis no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido foi protocolado pela Hangzhou Saturn Power Technology Co., Ltd., empresa responsável pela fabricante chinesa de motocicletas, segundo apurou a reportagem do MOTOO.
Como já visto em outras ocasiões, o registro da marca garante a proteção legal do nome em território nacional, mas não representa, de forma automática, o início de operações comerciais no país. Esse tipo de procedimento é comum entre fabricantes que buscam resguardar a marca em mercados considerados estratégicos.
Mesmo sem anúncios oficiais, o registro da Benda ocorre em um contexto de maior exposição internacional da empresa e em meio a informações que circulam nos bastidores (ainda não confirmadas) sobre um possível interesse no mercado brasileiro de motocicletas.
Registro da Benda no INPI
A concessão da marca Benda foi identificada após consulta ao banco de dados do INPI. O processo tem como titular exclusivo a Hangzhou Saturn Power Technology Co., Ltd., sem menção a representantes legais, distribuidores ou parceiros comerciais no Brasil.
O registro assegura o uso do nome Benda no país, mas não estabelece cronograma de lançamentos, homologação de modelos ou estrutura de vendas. Até o momento, não há informações oficiais sobre rede de concessionárias, importação ou produção local.
Ainda assim, a presença do nome Benda nos registros oficiais coloca a fabricante no radar do setor, especialmente diante do crescimento da participação de marcas chinesas no mercado brasileiro de duas rodas.
Perfil da Benda
Fundada em 2016, a Benda atua no desenvolvimento e na fabricação de motocicletas, além de veículos off-road, ATVs e UTVs. A empresa tem ampliado sua atuação internacional, com presença em mercados da Europa e dos Estados Unidos.
Entre os destaques técnicos da Benda está o desenvolvimento de motores próprios. A fabricante trabalha com diferentes arquiteturas, como V4, V-twin e quatro cilindros em linha, além de investir em plataformas modulares e soluções híbridas.
A estratégia da Benda inclui participação recorrente em eventos internacionais para apresentação de projetos e conceitos, ampliando a visibilidade da marca fora da Ásia.
Modelos apresentados no EICMA
No Salão de Milão - EICMA, realizado em novembro, a Benda apresentou motocicletas de diferentes segmentos. Entre os modelos exibidos estiveram a Dark Flag 950, a Rock 707, a Rock 250 CVT e o conceito híbrido P51.
Como dissemos, apesar do registro da marca Benda no Brasil, não há confirmação oficial sobre início de atividades comerciais no país. Novos desdobramentos dependem de comunicados formais da fabricante ou de registros adicionais junto a órgãos reguladores brasileiros. Mas, pode indicar um início!
