Ducati Monster 937: vale o preço?

MOTOO experimentou a nova geração da máquina italiana, muito mais leve e agradável de pilotar. Modelo conta com motor de 111 cv; veja as impressões
Ducati Monster 2022

Ducati Monster 2022 | Imagem: Ducati

A nova geração da Ducati Monster ganhou um visual mais atual e esportivo. O modelo 937 foi totalmente reformulado em relação à antiga 821, com mais leveza e potência. 
 
Nós do MOTOO pilotamos a nova Ducati Monster, uma naked com uma pilotagem muito mais agradável e divertida para o uso urbano.

Monster mais leve

A primeira sensação logo ao subir na moto é de uma máquina mais leve e compacta. São impressionantes 18 kg a menos em comparação à geração anterior. Somente no chassi, do tipo Front Frame em alumínio, houve uma perda de 60% da massa, com 4,5 kg a menos.

VEJA TAMBÉM:

Ducati Monster 937
Ducati Monster 937
Imagem: José Luiz Lazzari / Motoo

Outros elementos que ficaram mais levinhos e merecem destaque são: as rodas (1,7 kg a menos), braço oscilante (1,6 kg a menos) e o sub-quadro traseiro (1,9 kg a menos). Por sinal, este último elemento conta com a tecnologia conhecida como GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer, ou Polímero Reforçado de Fibra de Vidro), que segundo a empresa, deixa o item mais ainda mais leve e robusto.  

Motorzão esperto

Ela vem equipada com o motor Testatretta 11°, um potente bicilíndrico de 4 válvulas por cilindro de refrigeração líquida. São 937 cc, potência de 111 cv a 9.250 rpm e torque de 9,5 kgfm a 6.500 rpm. O bicilíndrico também ficou mais leve, com redução de 2,1 kg.

Todo este conjunto oferece ao piloto aceleração, retomadas e velocidade atrativas. É um motor feito para alto desempenho! É neste alto giro que a Monster se sente inteira e passa confiança ao motociclista. Outro fator de destaque é que o motor não aquece tanto quanto ao modelo anterior e a troca de marchas ficaram bem mais suaves e precisas.

Ducati Monster 937
Ducati Monster 937
Imagem: José Luiz Lazzari / Motoo

Freios

Para freiar toda está energia a Monster conta com sistema ABS para as curvas. Na dianteira, o modelo conta com disco duplo semi-flutuantes de 320 mm, pinças Brembo M4.32 ancoradas radialmente, 4 pistões monobloco, cilindro mestre radial.

Já na traseira, o modelo possui disco de 245 mm, pinça Brembo com dois pistões flutuantes. Ao pilotar você sente que pode acelerar em espaços curtos, que os freios estão bem dimensionados.

Ducati Monster 2022
Ducati Monster 2022
Imagem: Ducati

Visual e tecnologia

Sobre o estilo do design é uma naked de visual discreto, moderno e minimalista, tudo isto acompanhado de alta tecnologia. Os dois canos de descarga voltados para cima se destacam e a Monster esbanja esportividade que chama a atenção.

Os modos de pilotagem são 3 ( High Sport / Medium Touring / Low Urban) se alteram e otimizam a moto, para selecionar basta um simples toque de botão na manopla. Toda informação e tecnologia está na pequena e moderna tela TFT de 4,3”  intuitiva, de fácil visualização e bem completa de informação.

Ducati Monster 2022
Ducati Monster 2022
Imagem: Ducati

Consumo

De acordo a informação da Ducati o consumo fica próximo aos 19 km/l, nós não conferimos, mas sentimos a baixa do combustível rapidamente. Mas confessamos que andamos com a mão mais forte, já que a Monster clama por alto giro, emitindo um som muito mais agradável e empolgante. O tanque tem 14 litros dá uma autonomia média próxima a 250 km.

Conclusão

A Monster é bastante conhecida e já está a algum tempo no mercado, mas esta versão atual surpreendeu. Ficou mais gostosa de pilotar, os engates estão suaves e mais precisos, o novo design que mantém o aspecto retrô e ao mesmo tempo traz linhas modernas agrada e mantém a excelente motorização.  
 
Todo este conjunto deu um “up” na moto. O valor de R$ 86.990 é para poucos, mas oferece uma qualidade superior a muitos modelos da mesma categoria. Sem dúvida é uma moto para um piloto experiente que vai poder aproveitar de tudo que ela oferece, principalmente no quesito pilotagem. 

Ducati Monster 2022
Ducati Monster 2022
Imagem: Ducati
FICHA TÉCNICA - Ducati Monster 2022
PREÇO  R$ 86.990
MOTOR V2, refrigeração líquida, 937 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  111 cavalos a 9.250 rpm
TORQUE 9,5 kgfm a 6.500 rpm
CONSUMO 19,23 km/l *Europa
DIÂMETRO x CURSO 94 mm x 67.5 mm
CÂMBIO 6 marchas, manual 
COMPRIMENTO 19
LARGURA Não divulgado
ALTURA Não divulgado
ENTRE-EIXOS 1.474 mm
DISTÂNCIA DO SOLO Não divulgado
ALTURA DO ASSENTO 820 mm
PESO 188 kg (166 kg seco)
TANQUE 14 litros
FREIOS Cornering ABS 
FREIO DIANTEIRO Disco duplo de 320 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 245 mm
PNEU DIANTEIRO Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 
PNEU TRASEIRO Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 
SUSPENSÃO DIANTEIRA USD (invertida) 43 mm e 130 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Mono-choque com pré-carga, balança de berço duplo
CORES Vermelho e preto

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Ducati Monster

Ducati Monster

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos