Fusconeta com pintura da Lotus de Senna vai a leilão
Moto feita com para-lamas de Fusca tem motor estacionário e rodas de kart
Um par de para-lamas de Fusca sobrando não virou lixo nas mãos do designer Brent Walter. Há cinco anos ele restaurou o seu Volkswagen e as duas peças não foram utilizadas. Ele, então, teve a ideia de colocar motor, guidão, banco e rodas e nasceu assim a Fusconeta. A ideia se alastrou pela simplicidade e Walter resolveu fazer o modelo em série.
Ao invés de um para-lamas original, a peça usada na produção da lambreta é feita em fibra de vidro colocado sobre um quadro de aço, pneus de kart sem suspensão e um motor estacionário monocilíndrico de 212 cm³ ligado por corrente à roda traseira. O freio é a disco na roda de trás.
O farol é claro que tinha que ser de Fusca, assim como a lanterna traseira. O motor tem partida por corda e há apoio para os pés nos dois lados. O guidão cromado termina de dar o charme.
A produção é bastante limitada, o que faz cada unidade ser disputada. Uma, aliás, foi a leilão nos Estados Unidos nesta semana. A pintura todo brasileiro vai reconhecer, pois homenageia a Lotus de Fórmula 1 dos anos 1980, a mesma que Ayrton Senna conseguiu a sua primeira vitória na categoria.
A casa de leilões Mecum não divulgou o valor da venda. No Brasil, há uma série de cópias da Fusconeta à venda nos sites de classificados com preços que vão dos R$ 3.000 aos R$ 10 mil.