A Harley-Davidson tem se adequado à um novo tipo de consumidor e sabe que não conseguirá sobreviver, em futuro breve, apenas com os clientes entusiastas da marca. Por isso vem criando modelos mais confortáveis, tecnológicos e até entrou na seara das motos elétricas. Agora chegou a vez de reformular a sua receita de sucesso para cativar um público ainda maior.

A FXDR 114 é a nona moto baseada na plataforma Softail e, vendida por R$ 82.200, tem a missão de mostrar aos puristas que o novo projeto pode ser tão agradável quanto os já consolidados pela Harley, trazendo tomadas USB, suspensões traseiras com amortecedor único e ajustável, quadros mais leves e rígidos, faróis e lanternas de LED, além de motores mais eficientes.

O que se pode esperar da FXDR 114? Que ela é uma esportiva. São 2,42 metros de comprimento, 1,73 m de distância entre-eixos e o pneu de trás mede 240/40 R18, maior que muito carro por aí. As rodas são de alumínio, mesmo material utilizado na balança, o que deixou a moto 43% mais leve, totalizando uma peça de apenas 6,3 kg, contra 10,9 dos modelos de aço. Na dianteira o conjunto de suspensão tem garfo telescópio invertido com tubos de 43 mm de diâmetro e 130 mm de curso, mas sem ajustes.

Não é isso que caracteriza uma esportiva, mas sim um motor de dois cilindros em V que tem inclinação de 45 graus. Ele é chamado de Milwaukee-Eight 114, com 1.868 cilindradas, e entrega 16,1 kgfm de torque (a marca não divulgou a potência). Esse é praticamente o mesmo torque de motores 1.6 aspirados de quatro cilindros presentes em alguns automóveis, com a grande diferença que um carro pesa aproximadamente 1.000 kg, enquanto que a FXDR 114 tem apenas 303 kg.

Ou seja, pode-se esperar um desempenho empolgante. Seu estilo é diferenciado e não tem detalhes cromados. As luzes de seta também são de LED e há USB para recarregar celular. Outra tecnologia bastante apreciada é a chave de ignição presencial. O estilo é minimalista e suas cores são discretas.

Para ajudar a parar todo esse ímpeto há freios com ABS e disco duplo de 300 mm na dianteria, com pinça de quatro pistões. Já na roda traseira o disco é simples de 292 mm, com pinça de dois pistões.

Outro item que ajuda a se posicionar melhor é o banco com altura de apenas 72 cm. Que venham mais novidades da Harley-Davidson, onde o tradicional se une ao moderno.
 

 
 
Harley-Davidson FXDR 114
 
Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
 
Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
 
Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
 
Harley-Davidson FXDR 114
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Harley-Davidson FXDR 114
Harley-Davidson FXDR 114
 
 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw