Harley reduz linha de motos e investe em bike elétrica
Bicicleta com propulsão assistida é uma das investidas da tradicional marca norte-americana para diversificar seus negócios
O ano de 2020 não tem sido dos mais positivos para a Harley-Davidson. A marca vem enfrentando consecutivos resultados negativos, o que já levou a uma troca de direção ainda no início deste ano. Com isso, os planos de ampliar a linha de produtos com modelos inéditos foi diminuído, enquanto a empresa ainda prometeu reduzir em cerca de 30% a atual linha de motocicletas como forma de voltar à rentabilidade.
Alguns efeitos já foram sentidos. Na Índia, a marca deixou de operar como fabricante e anunciou uma parceria com a Hero MotoCorp para continuar operando naquele mercado. A indiana ainda poderá desenvolver novos produtos com a marca Harley-Davidson. No Brasil, já foi anunciado que 2020 será o último ano de comercialização da linha Sportster, a mais barata da Harley. O movimento deve se repetir na Europa por conta de novas regras de emissões.
Mas nem todas as informações que aparecem a respeito da Harley-Davidson são negativas. Depois da apresentação da elétrica LiveWire, um dos projetos inéditos que se salvou dos cortes foi a Pan America. A novidade será uma big trail com o tradicional motor V2 da empresa norte-americana que tentará conquistar os compradores de modelos como a BMW R 1250 GS. A Harley Pan America já foi flagrada na Europa, onde estaria já angariando os primeiros pedidos.
E não é apenas nas motos que a Harley-Davidson está apostando. A marca anunciou recentemente a criação da Serial 1 Cycle Company. Com ela, a empresa almeja entrar no mercado de bicicletas elétricas. O visual é claramente inspirado na primeira motocicleta construída pela Harley-Davidson, com pneus de borracha branca e até mesmo uma correia de couro no lugar da corrente tradicional.
A marca não divulgou os detalhes técnicos da bicicleta, mas sabe-se que o projeto final deve deixar de lado alguns acabamentos do protótipo exibido, como o banco de couro envelhecido e os acabamentos niquelados. No entanto, os detalhes serão revelados no dia 13 e novembro, chegando às lojas em março de 2021. A Serial 1 será uma bicicleta de pedal assistido, onde o motor elétrico entrará em ação quando o piloto começar a pedalar. Também é possível ver elementos como freios a disco de acionamento hidráulico e luzes de LED.