Como a Honda Africa Twin 1100 DCT se sai no dia-dia na cidade

Tiramos a Africa Twin CRF 1100L DCT do seu habitat natural e a levamos para a "selva urbana". Saiba como a aventureira se saiu
Honda CRF 1100L Africa Twin 2021

Honda CRF 1100L Africa Twin 2021 | Imagem: Divulgação

A Honda CRF 1100L Africa Twin DCT é uma big trial que leva o seu piloto para qualquer lugar independentemente do caminho, mas nós do MOTOO resolvemos testá-la no dia-dia, dentro da "selva urbana"; para descobrir se está moto no uso diário é prática e proporciona prazer, conforto e facilidades em pilotar. 

O motor bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³ entrega 102 cv de potência a 7.500 rpm e torque máximo de 10,7 kgf.m a 6.250 rpm. Todo esse desempenho faz com que você tenha uma sensação agradável e segura mesmo dentro de um trânsito carregado; com torque mais que suficiente, as ultrapassagens são rápidas e, quando se sai do farol, a forte aceleração deixa tudo para trás e surge uma agradável sensação de liberdade.

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No uso diário, utilizamos somente o modo Urban de pilotagem, dos seis modos de pilotagem: quatro predefinidos (Tour, Urban, Gravel e Off-road) e dois personalizáveis, seguindo as preferências do piloto. A aventureira conta também com uma central inercial IMU (Inertial Management Unit) de seis eixos, que gerencia o controle de tração de sete níveis.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Imagem: Divulgação

Ainda nas tecnologias embarcadas, a Africa Twin tem sistema de freios ABS de dois níveis, wheelie control (para empinadas), oferecendo um controle mais preciso para o piloto; o sistema tem três níveis de atuação que pode se desligado. Não paramos por aí, ainda há o piloto automático para ampliar o conforto em longas jornadas,  mas nem foi utilizado na cidade. Toda esta tecnologia contribui para os diversos uso da Africa, mas para o dia-dia não precisa se preocupar, basta colocar no modo Urban, que é mais do que suficiente.

O chassi em aço, com a parte traseira em alumínio, possui conjunto de suspensões Showa de longo curso, multi ajustável. Na dianteira, o garfo invertido possui tubos de 45 mm de diâmetro e 230 mm de curso. Na traseira, a moto utiliza balança com um monoamortecedor e 220 mm de curso. Em nossos percursos, notamos que o sistema de amortecimento possibilita passar pelas pista irregulares e buracos que constantemente aparecem pelo caminho.

Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Imagem: Divulgação

Vendo todo de cima

A Africa Twin CFR 1100L tem uma estrutura mais leve e esguia e somado ao guidão que é bem mais alto que a maioria das motos, passa por cima da maioria dos espelhos retrovisores, ganhando agilidade e facilidade de pilotagem nos corredores e avenidas movimentadas da cidade. Na versão avaliada, a aventureira possui câmbio DCT, de dupla embreagem, que permite trocas automáticas ou semiautomáticas super rápidas. Na segunda opção, basta utilizar duas borboletas de fácil acesso localizadas na manopla esquerda, e caso você não execute a troca ela é feita automaticamente. Além disso, a opção de utilizar as borboletas melhora o gerenciamento da moto em baixas velocidades.

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O painel principal TFT de 6,5 polegadas mostra todas as configurações eletrônicas, com conectividade via Bluetooth. As informações de bordo como velocímetro, odômetros, marcha engatada e luzes de advertência são disponibilizadas em um painel auxiliar que fica abaixo da tela principal, quando está sendo utilizada para outras funções. A conclusão que chegamos é que, apesar do tamanho, potência do motor e toda tecnologia, a Africa Twin se torna uma moto ágil, confortável e prazerosa mesmo fora do seu habitat!  

Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Honda CRF 1100L Africa Twin 2021
Imagem: Divulgação

O preço do modelo testado a DCT é oferecido a partir de R$ 90.366 sem o frete, e somente na cor vermelho - Grand Prix Red.

Honda CRF 1100L Africa DCT - ficha técnica

PREÇO  R$ 90.366
MOTOR 2 cilindros, 1.084 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA 99,3 cv a 7.500 rpm
TORQUE 10,5 kgf.m a 6.000 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 92,0 x 81,5 mm
CÂMBIO DCT de 6 velocidades
COMPRIMENTO 2.328 mm
LARGURA 958 mm
ALTURA 1.396 mm
ENTRE-EIXOS 1.574 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 250 mm
ALTURA DO ASSENTO 870 mm (ajustável para 850 mm)
PESO 216 kg
TANQUE 18,8 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO A disco / 310 mm
FREIO TRASEIRO A disco / 256 mm
PNEU DIANTEIRO 90/90 - 21
PNEU TRASEIRO 150/70 - 18
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico / 230 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Pro-Link / 220 mm
CORES Vermelho
Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

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