Honda lança novos motos de competição

CRF 450 e CRF 250 chegam ao mercado com novas tecnologias e partindo de R$ 41.400
Honda CRF450RX

Honda CRF450RX | Imagem: Divulgação

A família das Honda CRF 450 e 250 em versão 2020 oferece modelos para todas as modalidades competitivas do off-road. Seja para o motocross, rali ou enduro, há três versões equipadas com o motor de 450 cm3 – CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX – e duas de 250 cm3, as CRF 250R e CRF 250RX.

Principal novidade na versão 2020 da CRF 450R é o HSTC – Honda Selectable Torque Control que funciona associado ao HRC Launch Control, sistema eletrônico de largada selecionável em três níveis: muddy (lama)/beginner (iniciante); dry (seco)/basic ou dry/expert. E com o EMSB - Engine Mode Select Button que regula a emissão de potência entre Standard, Smooth (suave) ou Agressive.

O HSTC atua minimizando o deslizamento da roda traseira quando sob efeito de forte aceleração, adequando a tração ao nível máximo, ideal para a mais eficaz progressão e ganho de velocidade.

São três os modos em que o HSTC pode ser programado:
MODO 1 – O sistema intervêm de maneira suave e progressiva, reduzindo o patinamento. É especialmente adequado para melhor controle da roda traseira em curvas mais fechadas.
MODO 3 – A atuação do sistema ocorre de maneira mais rápida e intensa, adequado para terrenos muito escorregadios.
MODO 2 – Meio-termo entre o modo 1 e o modo 3.

Para acionar o HSTC é necessário pressionar o botão específico por meio segundo, de modo a fazer um LED verde indicar o "MODE" escolhido: uma piscada do LED, modo 1 selecionado; duas piscadas, modo 2; três piscadas, modo 3. O HSTC pode ser desligado completamente. Quando o motor é ligado, o HSTC entra no modo usado pela última vez.

Vamos às novidades:
HONDA CRF 450RX: específica para a prática de enduro, a CRF 450RX deriva da CRF 450R, cujas principais diferenças estão na roda traseira aro 18" (19" na CRF 450R), tanque de combustível de plástico (titânio na CRF 450R) e com maior capacidade (8,5 litros contra 6,3 l). O motor monocilindro é o mesmo de 62 cv de potência.

HONDA CRF 450X: a CRF 450X se diferencia visualmente pela a presença do conjunto de carenagem com farol e quadro de instrumentos com velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia restante.
O motor recebeu adequação para tal uso: a potência foi reduzida para 45 cv e os radiadores do líquido de arrefecimento são dotados de ventoinhas, visando maior equilíbrio térmico. Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas – cinco na CRF450R e CRF 450RX. O peso em ordem de marcha da CRF450X é de 125 kg.

HONDA CRF 250RX: a versão 2020 traz novos grafismos. A CRF 250RX usa o mesmo chassi que a CRF 250R de motocross, contudo o motor – monocilíndrico DOHC com quatro válvulas de titânio e alimentado pelo sistema PGM-FI com 44 cv de potência – tem ajuste diferente para oferecer respostas menos agressivas ao acelerador.
Com EMSB (Engine Mode Select Button) e três níveis de auxílio a largada, a CRF 250RX pesa apenas 111 kg em ordem de marcha.

HONDA CRF 250R: pura máquina de motocross, a Honda CRF250R 2020 é equipada com o HRC Launch Control de três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert e também permite os três ajustes de motor via EMSB. O motor, um monocilíndrico, é igual ao da CRF 250RX mas com acerto que favorece a transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva. O mesmo acontece quanto ao ajuste das suspensões Showa, mais rígido que na CRF 250RX. Outro diferencial é a roda traseira de 19" (18" na CRF 250RX). Pesa apenas 108 kg em ordem de marcha e na versão 2020 ganhou novos grafismos.

Preços
CRF 250R – R$ 41.402,00 (com chegada ao mercado em outubro);
CRF 250RX – R$ 42.830,00 (novembro);
CRF 450R – R$ 44.462,00 (setembro);
CRF 450X – R$ 45.482,00 (novembro);
CRF 450RX – R$ 45.890,00 (outubro).

 

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