Yamaha lança Ténéré 700 World Raid com 2 tanques de combustível para longas viagens

Modelo é a versão ainda mais aventureira da Ténéré 700 para quem deseja percorrer grandes distâncias. Autonomia pode chegar a 500 quilômetros, diz a empresa
Yamaha Ténéré 700 2022

Yamaha Ténéré 700 2022 | Imagem: Divulgação

A Yamaha Ténéré 700 World Raid foi finalmente apresentada na Europa nesta terça-feira (15) após uma longa espera pelo modelo. Apesar de contar com a mesma base vista na atual Ténéré 700, a World Raid chega como opção para quem quer fazer viagens ainda mais longas. Para isso, a empresa equipou a moto com dois tanques de combustível que podem levar a uma autonomia de 500 quilômetros.

Com os dois tanques posicionados lateralmente, a moto tem capacidade de levar até 23 litros de combustível, um bom incremento em relação ao tanque de 16 litros da opção standard. Outras alterações importantes são a nova suspensão dianteira, 20 mm mais alta, e a adição de diversos acessórios para deixar a moto mais preparada para aventuras. O motor, no entanto, segue o mesmo.

Yamaha Ténéré 700 2022
Novo painel de TFT de 5 polegadas Yamaha Ténéré 700 World Raid 2022
Imagem: Divulgação

VEJA TAMBÉM

Por um longo tempo, os fãs da Ténéré aguardavam por uma opção que desse mais capacidade para percorrer grandes distâncias sem a necessidade de abastecimento. No Salão de Milão de 2021, a Raid apareceu apenas como um conceito, e posteriormente a versão de produção "vazou" em registros de patentes publicadas no exterior.

Assista vídeo com as principais novidades da Ténéré 700 World Raid:

 

Por que dois tanques no lugar de um?

Algumas pessoas podem se perguntar o porquê de a Ténéré 700 Word Raid ter dois tanques no lugar de um. Afinal, uma BMW F 850 GS Adventure, por exemplo, também alcança os 23 litros com apenas um tanque de combustível. No caso da Yamaha, dividir o tanque em dois foi a resposta para deixar a moto mais equilibrada. A empresa diz que ter dois depósitos é mais vantajoso do que apenas um mais alto e largo. 

A empresa garante que com esta configuração conseguiu deixar o centro de gravidade da moto quase igual ao da Ténéré 700. Inclusive, o ponto mais alto dos dois novos
tanques laterais é inferior ao topo do depósito na Ténéré 700. Outro ponto positivo é a menor oscilação de combustível dentro dos tanques menores; nos tanques maiores é mais comum sentir o combustível se movendo lá dentro, principalmente em curvas.

Yamaha Ténéré 700 World Raid tem dois tanques de combustível
Yamaha Ténéré 700 World Raid tem dois tanques de combustível
Imagem: Yamaha

Preço, e será que vem ao Brasil?

Na Itália, o preço divulgado para moto é de 12.599 euros, algo em torno de R$ 74 mil em conversão direta. Como já explicamos no MOTOO , uma vinda da Ténéré 700 ao Brasil, em qualquer de suas variantes, segue uma incógnita. A montadora teria que fazer grandes alterações no projeto, com custo elevado, para que se enquadra-se nas regras de emissões de ruído do país. Por enquanto, nenhuma confirmação de venda por parte da Yamaha foi feita. 

Yamaha Ténéré 700 2022
Yamaha Ténéré 700 World Raid 2022
Imagem: Divulgação

Mais aventureira e tecnológica

A World Raid ganhou diversas novidades para se tornar ainda mais apta a longas viagens. Além dos avanços no tanque e nas suspensões, a moto também recebeu tecnologias para auxiliar na navegação. O novo painel de TFT de 5 polegadas permite conexão por Bluetooth com o aplicativo "My Ride", desenvolvido pela Yamaha. Na eletrônica, o ABS pode operar em 3 modos diferentes.

Apesar de trazer grandes alterações, a Word Raid mantém o já conhecido motor bicilíndrico de 689 cc, que é originário da MT-07. Ele rende 73,4 cavalos e 68 Nm de torque na Ténéré 700.  

Veja as principais novidades da Yamaha Ténéré 700 World Raid

  • Dois depósitos de combustível laterais, 23 litros de capacidade
  • Assento plano de 2 peças tipo rali
  • Instrumentos em tela TFT de 5" a cores com conectividade móvel e notificação
  • Entrada USB (type-A)
  • ABS comutável de 3 modos
  • Suspensão dianteira KYB de 43 mm, curso de 230 mm (20 mm mais alta)
  • Amortecedor de direção ajustável Öhlins
  • Amortecedor traseiro "piggyback" em alumínio, curso de roda de 220 mm
  • Para-brisas alto, defletores laterais e piscas em LED
  • Área do cockpit totalmente nova e nova carenagem dianteira
  • Novos apoios para os pés do condutor com encaixes de borracha removíveis
  • Proteção do motor de alumínio em 3 peças
  • Novo suporte do motor em alumínio fundido
  • Nova grelha do radiador
Yamaha Ténéré 700 2022
Yamaha Ténéré 700 World Raid 2022
Imagem: Divulgação
Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Yamaha Ténéré 700

Yamaha Ténéré 700

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos