Yamaha NMax 2023: primeiras impressões da renovada scooter 

Avaliamos a principal concorrente da Honda PCX 160 em deslocamento urbano. Saiba como se sai o modelo que agora conta com controle de tração e conectividade com smartphone
Yamaha NMax 160 2023

Yamaha NMax 160 2023 | Imagem: Yamaha

Em um dia de bastante calor na sempre agitada capital paulista fomos convidados pela Yamaha para provar a nova geração da sua scooter mais vendida no Brasil, a NMax 160 2023. Receber ou ver em um vídeo informações sobre um novo veículo nos permitem uma noção do que ele pode entregar, mas nada substitui ainda a experiência de pilotar e foi isso que fizemos com o renovado modelo, agora chamado de NMax Connected.

Conectividade e controle de tração

As alterações funcionais nessa geração começam pela conectividade com o aplicativo Yamaha Connect – disponível tanto para Android como IOS – que permite coletar alguns dados durante o uso da scooter como rota percorrida e registro de médias de consumo (obviamente por estimativa do computador de bordo). Além de outros vários recursos extra que o aplicativo disponibiliza.

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Aplicativo Yamaha Connect  da Yamaha NMax Connected 2023
Aplicativo Yamaha Connect da Yamaha NMax Connected 2023
Imagem: Marcelo de Barros

Durante o ride, o telefone com o app instalado que a Yamaha nos emprestou seguiu no porta-objetos do lado direito e acabei utilizando pouco. A sugestão aqui para quem pretende ter essa atualização da NMax é instalar um bom suporte de telefone preso ao retrovisor para rodar explorando as funcionalidades do app.  

App Yamaha mostra rota como foi seu deslocamento
App Yamaha mostra rota como foi seu deslocamento
Imagem: Marcelo de Barros / Motoo

Saindo da parte digital e indo para a parte analógica da atualização da NMax, mais mudanças que melhoraram a experiência de pilotagem. Assim como a Honda PCX 160 – a concorrente direta – a NMax ganhou controle de tração. Aqui vale reforçar a utilidade disso em uma scooter de 15,4 cv de potência máxima e 1,4 kgf.m de torque. Números que parecem pouco, mas pilotando na chuva em qualquer piso um pouco mais escorregadio – faixas de pedestres, chão de posto de gasolina ou tampas de chapa usadas para tampar buracos durante manutenção em ruas – já é suficiente para perder a aderência.
 
Por isso o controle de tração é bem-vindo para aumentar a segurança, principalmente dos menos experientes, afinal, a NMax pode tranquilamente ser a porta de entrada para o admirável mundo das motos. Leve, confortável e muito, mas muito fácil de conduzir, tem a praticidade de ser automática – com transmissão do tipo CVT – então a pessoa só precisa se preocupar em controlar a aceleração e os freios que estão nos manetes.  

Yamaha NMax 160 2023
Yamaha NMax 160 2023
Imagem: Stephan Solo / Yamaha

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Controle de tração no painel do Yamaha NMax 2023
Controle de tração no painel do Yamaha NMax 2023
Imagem: Marcelo de Barros / Motoo

Pneus e suspensões

Ainda falando sobre segurança, outra novidade são os bons pneus Pirelli Diablo Scooter, pneu que a Honda usou na geração anterior da sua PCX e que é bem superior ao anterior usado na NMax da IRC. O Diablo Scooter apresentou bom comportamento nas curvas e em frenagens nesse primeiro teste, mas já sabemos do seu bom desempenho também no molhado. A Yamaha alega que esse pneu foi criado exclusivamente para a NMax mas acredito que seja apenas no sentido das medidas, que são diferentes da PCX 150. A NMax usa na dianteira pneu 110/70 – 13” e na traseira pneu 130/70 – 13”

Suspensão traseira da Yamaha NMax 160 2023
Suspensão traseira da Yamaha NMax 160 2023
Imagem: Marcelo de Barros / Motoo

Falando sobre conforto, a suspensão traseira sempre é um ponto de atenção dos usuários. A dianteira segue igual, e na traseira a NMax 2023 conta com um recurso útil que é o ajuste de pré-carga. Mas não é aquele tradicional que precisa de uma chave –que algumas vezes exige uma força extra para conseguir girar - para deixar mas firme ou macio o comportamento da suspensão traseira.

 
É um ajuste em dois níveis que, de acordo com a Yamaha, o nível 1 é igual ao do modelo 2022 e o nível 2 é mais firme. Não precisa de ferramenta, não precisa de força e é muito rápido. No topo do amortecedor tem duas peças e a marcação 1 e 2. Você segura uma e gira a outra. Fácil e prático como uma scooter deve ser. Ponto positivo!

Yamaha NMax 2023
Yamaha NMax 2023
Imagem: Yamah

Rodei no percurso pela capital paulista metade no 1 e metade no 2. Na minha opinião, o nível 2 me agrada mais, por ser um pouco mais firme me passa sensação de mais controle da scooter – lembrando que tenho 1,83 m de altura e equipado peso cerca de 100 kg. Vai andar com garupa, deixe no nível 2 e seja feliz. Durante o teste alguns colegas jornalistas faziam essa mudança da pré-carga aproveitando o semáforo fechado. Para você ter noção de como é fácil!

A NMax 2023 é boa? 

Durante o test ride em São Paulo com a NMax foi possível notar como o conjunto está bem equilibrado e a pilotagem é prazerosa. Leve com 131 kg e compacta com 740 mm de largura passa sem dificuldade nos espaços entre os carros na congestionada cidade. A altura do assento é de 765 mm e com 1,83 de altura a ergonomia não me cansou, o que é bom. Para meus grandes pés protegidos com botas tamanho 43 o espaço disponível na NMax é bom, suficiente inclusive na posição avançada de ficar com o pé todo protegido pela carenagem.  

Falando um pouco sobre o motor, ele não teve alterações nessa atualização da NMax, segue com a mesma potência e torque e tem como diferencial a tecnologia VVA (comando de válvulas variável) que ajuda a scooter a entregar melhor desempenho em qualquer faixa de rotação – o que é sentido na prática principalmente em subidas.

ABS da Yamaha NMax 2023
ABS da Yamaha NMax 2023
Imagem: Marcelo de Barros / Motoo

 Para rodar na cidade o que a NMax entrega é suficiente para rodar tranquilo seja em vias rápidas ou dentro dos bairros. Apesar do bom comportamento da suspensão traseira no nível 2 vale lembrar que é uma scooter com rodas pequenas aro 13” e curso reduzido de suspensões, com 86 mm na dianteira e 100 mm na traseira, então ainda é necessário monitorar e escolher bem onde está passando com as rodas pois os buracos e irregularidades da selva de pedra podem ser grandes demais para a simpática scooter. 

Consumo

O painel todo digital tem a útil informação de média de consumo e no fim do meu teste marcava 31,5 km/l. Boa média levando em consideração que em cada semáforo sai acelerando como se estivesse atrasado para chegar ao trabalho. Andando tranquilo deve beirar os 40 km/l sem dificuldade. Com o tanque de 7,1 litros a autonomia na média que fiz ficaria em torno de 220 km. Lembrando que a NMax não é flex, utiliza apenas gasolina. Sob o assento, o espaço de 25 litros me permitiu guardar minha mochila sem dificuldade. Cabe um capacete grande e uma capa de chuva, por exemplo.  

Controle de tração no painel do Yamaha NMax 2023
Controle de tração no painel do Yamaha NMax 2023
Imagem: Marcelo de Barros / Motoo

Falando das cores 2023, eu rodei com a pintura especial em cinza fosco – que a Yamaha chama de Matt Grey – que é vendida por R$ 300 a mais que as três opções de pintura vermelho, verde escuro e azul que estão com preço sem frete igual a do modelo 2022 de R$ 19.960. Das 3 a pintura que mais me chamou a atenção foi a verde escuro porque conta com as rodas douradas e ficou bonita, na minha opinião.  

Conclusão

Em resumo a atualização da NMax não é uma revolução, mas uma evolução do consagrado modelo. Melhorou pontos que trouxeram mais conforto, segurança e algum prazer extra na pilotagem a quem escolher uma scooter como sua parceria no ir e vir da cidade. A parte da conectividade entra como um bônus, pois sabemos que nem todo mundo, mesmo cliente de scooter, vai se interessar tanto por isso. Mas quanto mais recursos disponíveis mais a marca dá em troca do nosso dinheiro e isso é sempre bom.  

Linha 2023 da Yamaha NMax
Linha 2023 da Yamaha NMax
Imagem: Marcelo de Barros / Motoo

FICHA TÉCNICA - Yamaha NMax Connected 160 ABS 2023

PREÇO  A partir de R$ 19.690
MOTOR 1 cilindro, 155 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  15,4 cavalos a 8.000 rpm
TORQUE 1,4 kgfm a 6.500 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 58,0 x 58,7 mm
CÂMBIO CVT
CHASSI Underbone
COMPRIMENTO 1.935 mm
LARGURA 740 mm
ALTURA 1.160 mm
ENTRE-EIXOS 1.340 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 125 mm
ALTURA DO ASSENTO 765 mm
PESO 131 kg
TANQUE 7,1 litros
FREIOS ABS de dois canais
FREIO DIANTEIRO Disco de 230 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 230 mm
PNEU DIANTEIRO 110/70 - 13M/C 48P sem câmara
PNEU TRASEIRO 130/70 - 13M/C 63P sem câmara
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico de 100 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Motor-balança de 86 mm
CORES Navy blue, solar red, matt green e matt gray

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