Yamaha Ténéré 700 vira 'moto de trial' nas mãos de piloto; assista

Veja do que é capaz a aventureira de mais de 200 kg e motor bicilíndrico de 73,4 cavalos
Yamaha Ténéré 700 ou moto de trial?

Yamaha Ténéré 700 ou moto de trial? | Imagem: Reprodução / Instagram

Uma Yamaha Ténéré 700 foi colocada à prova pelo piloto Pol Tarrés. O espanhol utilizou uma versão Rally Edition da aventureira para realizar manobras que lembram as de uma prova de trial.

Tarrés é conhecido piloto de provas de rali, inclusive, vai disputar o Africa Eco Race aos comandos de uma Ténéré 700 World Raid. Nas imagens divulgadas nas redes sociais, podemos ver a incrível habilidade do espanhol ao fazer a Ténéré 700 sobrepor obstáculos "pulando" de banco em banco com a maxitrail. Todo o trabalho de freios e suspensões fica nítido no vídeo. Veja as manobras:

Inclusive, vale o destaque que está não é nem uma condição indicada de uso para o modelo, afinal, a Ténéré 700 pesa 204 kg. As motos para trial, por sua vez, são extremamente leves como mostra o modelo elétrico TY-E 2.0 da própria Yamaha. Mas é muito interessante ver como uma moto grande como a Ténéré 700 nas mãos certas pode fazer manobras incríveis.

Yamaha Ténéré 700 sob os comandos de Pol Tarrés
Yamaha Ténéré 700 sob os comandos de Pol Tarrés
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Ténéré 700 Rally Edition

A Rally Edition é uma versão da atual geração da Ténéré 700, que não é vendida no Brasil. Como características, a edição tem pintura baseada na XT 600 Ténéré de 1983 e as cores usadas pela marca no Rally Dakar nos anos 80. Seu motor é  bicilíndrico de 689 cc, que é originário da MT-07. Ele rende 73,4 cavalos e 68 Nm de torque na Ténéré 700.  

A Rally Edition traz também o assento “Rally”, que aumenta a altura do banco para 895 mm, ponteira de escape esportiva fornecida pela Akrapovic e um protetor de motor bem mais reforçado que o do modelo normal. Pneus com cravos e rodas raiadas com aros dourados também fazem parte do pacote.

Além disso, a novidade ainda acrescenta protetor de radiador, protetor de corrente, piscas de LED, apoios emborrachados nas laterais do tanque de combustível para melhor fixação das pernas e manoplas off-road. Em 2022, a Yamaha lançou uma versão ainda mais radical da moto, a Ténéré 700 World Raid, que teve aumento circunstancial de autonomia com seus dois tanques

Veja moto de trial da Yamaha que sobe até parede

Tudo sobre a Yamaha Ténéré 700

Yamaha Ténéré 700