De DT 180 a XL 250R: 5 trails que fizeram sucesso no Brasil

Relembre ícones das estradas brasileiras feitos para encarar estradas de terra. Lista inclui modelos Honda, Yamaha, Suzuki, BMW e até Agrale
Yamaha DT 180L 1981

Yamaha DT 180L 1981 | Imagem: Divulgação

Seja no asfalto ou no chão de terra batido, as motos trails são a melhor pedida pois conseguem reunir num só pacote conforto e robustez para encarar trilhas mais acidentadas.

E a paixão do brasileiro, nesse sentido, ultrapassa fronteiras quando o assunto une versatilidade e aventura sobre duas rodas. Por isso, para homenageá-los os adeptos das estradas de terra, resolvemos listar cinco dos modelos que fizeram história no Brasil no segmento. Da DT 180 a XL 250R!. Acompanhe!

Yamaha DT 180

Lançada em 1981, a DT 180 dominou o mercado nacional, tornando-se a trail mais vendida do país. Seu motor monocilíndrico de dois tempos era robusto e potente, perfeito para encarar qualquer desafio. A DT 180 foi a responsável por popularizar o segmento off-road no Brasil, inspirando uma geração de motociclistas aventureiros.

Yamaha DT 180
Yamaha DT 180
Imagem: Yamaha

Honda XL 250R

Em resposta à DT 180, a Honda lançou a XL 250R em 1982. Essa trail de uso misto dominou os campeonatos de enduro e motocross, demonstrando sua força e resistência. O motor monocilíndrico OHC de 248 cc de cilindrada era potente e ágil, enquanto a suspensão robusta absorvia com facilidade os impactos do terreno acidentado.

Honda XL 250R
Honda XL 250R
Imagem: Honda

Agrale Cagiva SXT 27.5

Fruto da parceria entre a Agrale e a Cagiva, a SXT 27.5 chegou ao Brasil em 1985. Apesar das vendas modestas, essa trail se destacou por ser a mais potente do segmento nacional, com 27,5 cv de potência. A SXT 27.5 também inovou com suspensões de maior curso, pedais retráteis e indicador digital de marcha.

Agrale Cagiva SXT 27.5
Agrale Cagiva SXT 27.5
Imagem: Reprodução

Suzuki DR 650

Lançada em 1990, a DR 650 conquistou os brasileiros com seu motor monocilíndrico de 644 cm³, robusto e confiável. Essa trail proporcionava conforto e desempenho tanto no asfalto quanto na terra, tornando-se ideal para longas aventuras. A DR 650 ainda é fabricada, mas não é mais importada para o Brasil, o que a torna uma moto cobiçada pelos amantes do off-road.

Suzuki DR 650
Suzuki DR 650
Imagem: Reprodução

BMW G 650 GS

Em 2009, a BMW Motorrad começou a montar a G 650 GS em Manaus. Essa trail de entrada da marca se tornou um sucesso instantâneo, conquistando o público com seu design elegante, robustez e desempenho. A G 650 GS era perfeita para quem buscava uma moto versátil para o dia a dia e para viagens. A produção da G 650 GS foi encerrada em 2017, mas a moto continua sendo uma lenda entre os amantes de trails no Brasil.

BMW G 650 GS
BMW G 650 GS
Imagem: BMW

Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

 

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos