Honda ADV 150: a scooter aventureira pode ir na trilha? Impressões

Desafiamos o modelo em deslocamentos off-road, desde os mais leves até os mais pesados. Saiba como a pequena scooter se saiu
Honda ADV 150 2022

Honda ADV 150 2022 | Imagem: José Luiz Lazzari / Motoo

Lançada em 2020, a Honda ADV 150 tem como base a PCX, líder de venda entre as scooters. No entanto, como sua proposta é ser uma ‘pequena aventureira’ para mobilidade, o modelo traz diferenciações para conquistar este objetivo. As principais são: suspensões mais robustas, rodas, pneus e novo modelo de guidão, somado ao visual que segue o estilo da Africa Twin, a grande trail aventureira da marca. 

Vale comentar que a scooter aventureira de entrada da Honda acaba de ganhar uma evolução na Indonésia. Por lá, surgiu a ADV 160 que traz motor mais potente e pacote tecnológico, com direito a controle de tração, como vemos na X-ADV – a irmã maior da família. Por ora, não há informações sobre esta atualização no mercado brasileiro.

VEJA TAMBÉM:

Honda ADV 150 2022
Honda ADV 150 2022
Imagem: Honda

Scooter na terra, pode? 

Em função do apelo “ADV”, o nosso propósito para este teste foi ir diretamente para o off-road e saber se realmente a ADV 150 entrega o que promete em qualquer qualquer tipo de terreno. Nos caminhos de terra batida, a scooter mostrou firmeza e segurança, com rodas de 14”, na dianteira e 13”, na traseira – com os pneus mistos 110/80 e 130/70, respectivamente.  

Foi possível sentir o controle da moto, passando despreocupadamente por imperfeições e ondulações do terreno, possibilitando uma pilotagem tranquila e com doses de emoção. E nas trilhas? Ela vai, mas não espere ter ali uma performance nem grande facilidade na pilotagem. A posição de scooter e curso dos amortecedores não chegam nem perto de uma moto de trilha, como era esperado, por isso fique satisfeito com a a ADV 150 em estrada de terra batida, e algumas trilhas suaves.  

Honda ADV 150
Honda ADV 150
Imagem: José Luiz Lazzari / Motoo

ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS

O conjunto de suspensão tem garfo telescópico na dianteira e, na traseira, dois amortecedores com Twin Subtank Showa, que oferecem conforto e bom desempenho, tanto na estrada como na terra, porém, como já comentamos, não facilitam na trilha. O formato do guidão também tem diferenciações para dar maior resistência e segurança para uma pilotagem em pisos irregulares. Ele tem a forma cônica que é comum em motos de maior cilindrada, comparando com o da PCX dá para perceber nitidamente está diferença. 

Honda ADV 150
Honda ADV 150
Imagem: Divulgação

Pacote atraente 

Alguns detalhes valem destaque: o para-brisa ajustável com duas posições, garante proteção contra chuva, poeira e vento; ele demostrou eficiência em nosso teste, bem como a iluminação “Full Led”, que no final do dia na estrada de terra sem iluminação, foi perfeita. O visual agrada, deixa a scooter com aparência mais robusta, moderna e aventureira.

O painel é todo digital completo e bem visível. A chave é “Smart Key” (chave inteligente) que pode ser deixada no bolso ou em uma mochila sem precisar ser colocada na moto. 

Honda ADV 150 2022
Honda ADV 150 2022
Imagem: Honda

 

MAIS TESTE:

O sistema “Idling Stop”, que desliga o motor quando você para e liga automaticamente ao acelerar a moto, ajuda na redução do consumo, principalmente no uso urbano. 

Conclusão 

Com suas pretensões aventureiras, a ADV 150 vai mesmo além do uso normal de uma scooter. Você vai poder trilhar caminhos diferentes e ir a locais isolados com conforto e emoção, mas se for usar somente na cidade com asfalto em bom estado, talvez não valha pagar pela diferença. Hoje a ADV está com preço sugerido de R$ 20.120,00 enquanto a PCX, em sua opção mais completa, sai por R$ 16.740,00, esta diferença fica pelo valor da aventura e visual. Esta é a decisão que vai ter de tomar. 

Honda ADV 150
Honda ADV 150
Imagem: José Luiz Lazzari / Motoo

FICHA TÉCNICA - Honda ADV 150 2022

PREÇO  R$ 20.120
MOTOR 1 cilindro, 149,3 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  13,2 cavalos a 8.500 rpm
TORQUE  1,38 kgfm a 6.500 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 57,3 x 57,9 mm
CÂMBIO CVT
COMPRIMENTO 1.950 mm
LARGURA 763 mm
ALTURA 1.153 mm
ENTRE-EIXOS 1.324 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 165 mm
ALTURA DO ASSENTO 795 mm
PESO 127 kg
TANQUE 8 litros
FREIOS ABS na roda dianteira
FREIO DIANTEIRO Disco de 240 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 220 mm
PNEU DIANTEIRO 110/80 - 14
PNEU TRASEIRO 130/70 - 13
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico
SUSPENSÃO TRASEIRA Dois amortecedores com Twin Subtank Showa
CORES Vermelho ou branco
Assine a newsletter semanal do AUTOO!

Tudo sobre a Honda ADV 150

Honda ADV 150