Honda CG Start ou Yamaha Factor: urbanas de entrada comparadas

Sem a CG 125, segmento das motos urbanas de entrada ficou com menos opções. Entre as atuais, quem traz mais?
Capa comparativo CG 160 Start Factor 125

Capa comparativo CG 160 Start Factor 125 | Imagem: Thiago Moreno

Ainda em 2019, a Honda informou que deixaria de fabricar a CG 125, modelo de entrada da linha de urbanas da empresa, alegando vendas baixas. Agora, quem procura uma moto dessa categoria, pode partir para a CG 160 Start ou a rival, a Yamaha Factor, que conta ainda com opção 125 mais acessível, ao contrário da moto da Honda. Mas, o que cada uma traz?

Preços (sem frete):
Honda CG 160 Start: R$ 9.630
Yamaha Factor 125: R$ 9.990

Avaliação: Honda CG 160 Fan é a melhor opção da linha 

Mecânica:
Honda CG 160 Start
Motor: monocilíndrico, OHC, arrefecimento a ar, gasolina
Cilindrada: 162,7 cm³
Potência: 14,9 cv 
Torque: 1,40 kgfm
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Câmbio: cinco marchas
Tanque: 14,6 litros
Peso (a seco): 115 kg

Yamaha Factor 125
Motor: monocilíndrico, OHC, arrefecimento a ar, flex
Cilindrada: 149 cm³
Potência: 11,1 cv (etanol)
Torque: 1,2 kgfm (etanol)
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Câmbio: cinco marchas
Tanque: 15,7 litros
Peso (em ordem de marcha): 125 kg

Honda CG 160 2017
Honda CG 160 Start
Imagem: Divulgação

Equipamentos de série
Honda CG 160 Start: rodas raiadas, freios a tambor com acionamento combinado, painel digital (com hodômetro, velocímetro e marcador de combustível) e partida elétrica.

Yamaha Factor 125: rodas de liga-leve, freio a disco dianteiro com acionamento combinado, painel digital (com hodômetro, velocímetro e marcador de combustível, indicador de marcha, conta-giros e hodômetro parcial) e partida elétrica.

Yamaha Factor 150 2018
Yamaha Factor 125
Imagem: Divulgação

Suspensão e rodas
Honda CG 160 Start
Dianteira: 
garfo telescópico, 135 mm de curso. Roda de 18” com pneu 80/100
Traseira: 
duplo amortecedor, 106 mm de curso. Roda de 18” com pneu 90/90

Yamaha Factor 125
Dianteira: 
garfo telescópico, 120 mm de curso. Roda de 18” com pneu 2.75-18
Traseira: 
duplo amortecedor, 111 mm de curso. Roda de 18” com pneu 90/90

Conclusão

Pela ficha técnica das duas rivais, os pontos fortes da CG 160 ficam por conta do seu preço sem frete ser ligeiramente superior e também pelo maior desempenho fornecido pelo propulsor de cilindrada mais alta. No entanto, por um pouco a mais, a Factor 125i fica devendo em performance, mas consegue entregar outras vantagens, como o freio a disco dianteiro, motor flex e um pacote de equipamentos de série mais completo.

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