Stark Varg EX, a poderosa trail elétrica da Royal Enfield
Pronta também para as ruas, moto de 81 cv pode até gravar o caminho da trilha via GPS
A Stark Future, empresa focada na eletrificação de motos e que contou com investimentos pesados da indiana Royal Enfield, apresentou uma trail elétrica que promete ser revolucionária no mundo do Enduro. A Stark Varg EX é baseada no conceito Varg MX, mas agora pronta para chegar às ruas, pois vai poder ser emplacada.
Com motor elétrico de 81 cv de potência, que a coloca entre as trails mais potentes de sua categoria, a Varg EX oferece opções de entrega de potência, frenagem do motor e regeneração de energia, todas ajustáveis por meio do interruptor de controle do guidão. São cinco modos disponíveis.
Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter
Autonomia para 6h
A bateria de magnésio em favo de mel tem 7,2 kWh e também serve como um componente estrutural. Ela fica instalada onde normalmente é o tanque de combustível e o motor de uma motocicleta a combustão. O motor elétrico propriamente dito fica logo abaixo. Segundo a Stark Future, a recarga é feita de forma completa em 2h e entrega carga para até 6h de pilotagem.
A moto é fabricada com um chassi de aço e sub chassi de fibra de carbono que funciona como um funil de resfriamento para o trem de força. A suspensão ajustada pela KYB promete desempenho tanto em Enduro quanto em uma pilotagem agressiva em estrada. Conta com garfos de cartucho fechado e amortecedores triplamente ajustáveis especificamente para Enduro, oferecendo 300 mm de curso.
Tecnologia militar
A Varg EX abusa das inovações tecnológicas. Entre ela está o sistema Stark Arkenstone, que roda com base no sistema Android em uma tecnologia desenvolvida por militares. Entre seus recursos estão a gravação de trilas por GPS e navegação curva a curva.
Há também ajuste em tempo real das configurações de potência, frenagem do motor e regeneração e opções de compartilhamento da comunidade para enviar e seguir trilhas de outros motociclistas.
Encomende a sua
A empresa fala em vender a Varg EX em países da Europa, Austrália, Nova Zelândia e partes dos Estados Unidos, onde modelos do tipo podem ser emplacados. As encomendas já podem ser feitas em duas versões, sendo a Padrão com 61 cv e a Alfa com 81 cv, mas não há previsão de vendas no Brasil.
Os preços partem de US$ 12.900, cerca de R$ 77.400 em conversão direta na versão de entrada, e US$ 13.900 (R$ 83.400) na top de linha. Os clientes podem ainda pedir opcionais como pedaleiras de titânio, cinco opções de pneus e freios personalizáveis.