Tuk-tuk de luxo: Audi mostra triciclo elétrico criado para mulheres indianas

Chamados de e-rickshaws, veículos aproveitam baterias de automóveis da marca
Tuk-tuk de luxo: acima o e-rickshaw desenvolvido por startup parceira da Audi

Tuk-tuk de luxo: acima o e-rickshaw desenvolvido por startup parceira da Audi | Imagem: Divulgação

A Audi, fabricante que atualmente é a controladora da Ducati, apresentou um projeto muito interessante destinado ao mercado indiano. 

A iniciativa, colocada em prática pela Nunam, startup germano-indiana, contemplou o que a empresa chama de “e-rickshaw” ou “um tuk-tuk com o DNA da Audi”. Porém, muito mais do que um novo veículo sobre três rodas, o modelo terá particularidades relevantes tanto do ponto de vista ambiental quanto social. 

O e-rickshaw terá propulsão exclusivamente elétrica, sendo que as baterias utilizadas no veículo são oriundas de automóveis da gama e-tron que a Audi utilizava até então em testes.  

Com o projeto do e-rickshaw, que deverá começar a circular na Índia no começo de 2023, a Audi espera analisar a viabilidade do reaproveitamento dos módulos de alta voltagem das baterias presentes nos modelos 100% elétricos da marca, garantindo, com isso, uma “segunda vida” para esses componentes. 

Riquixá elétrico é uma forma de reaproveitar as baterias utilizadas na gama Audi e-tron
Riquixá elétrico é uma forma de reaproveitar as baterias utilizadas na gama Audi e-tron
Imagem: Divulgação

Mesmo após algum tempo de uso do automóvel, as baterias antigas ainda são extremamente poderosas. Quando usadas adequadamente, as baterias de segunda vida podem ter um enorme impacto, ajudando as pessoas em situações desafiadoras da vida a obter renda e independência econômica – tudo de maneira sustentável”, explica Prodip Chatterjee, cofundador da Nunam. 

O lado social mencionado por Chatterjee reside no fato de que a frota inicial dos riquixás elétricos será destinada a mulheres, que poderão utilizar os veículos para transportar artigos e bens produzidos por elas para a venda em mercados da região, favorecendo o desenvolvimento econômico desse público. Uma iniciativa, sem dúvida, mais do que elogiável! 

Projeto visa ajudar mulheres indianas na criação de novas fontes de renda
Projeto visa ajudar mulheres indianas na criação de novas fontes de renda
Imagem: Divulgação