BMW testa 'robôs humanoides' em sua linha de produção
Robôs com inteligência artificial e aparência humana, começam a operar na Europa após projeto nos EUA produzir mais de 30 mil veículos
Robôs humanoides com inteligência artificial passam a integrar a estratégia de digitalização da produção do BMW Group. A empresa iniciou, pela primeira vez na Europa, um projeto-piloto de robôs com "aparência humana" na planta de Leipzig, na Alemanha, com foco na aplicação da chamada Physical AI - combinação de inteligência artificial (IA) digital com máquinas e robôs reais - em ambiente industrial.
A iniciativa dá continuidade ao projeto realizado em 2025 na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Segundo a companhia, os resultados obtidos no mercado norte-americano permitiram avançar na integração da robótica humanoide às linhas de montagem.
O objetivo é testar o uso de robôs humanoides na produção em série de veículos, além de avaliar aplicações na montagem de baterias de alta tensão e na fabricação de componentes.
Testes na Alemanha
O projeto europeu é desenvolvido em parceria com a Hexagon, fornecedora de tecnologia de sensores e software. A unidade Hexagon Robotics, sediada em Zurique, apresentou em junho de 2025 o robô humanoide AEON.
Após avaliações teóricas e testes em laboratório, o primeiro teste prático ocorreu em dezembro de 2025, na planta de Leipzig. Um novo ciclo está previsto para abril de 2026, antes do início da fase piloto efetiva, programada para o verão europeu de 2026.
O AEON possui estrutura semelhante à humana, com possibilidade de adaptação de ferramentas, como garras e dispositivos de escaneamento. A mobilidade ocorre sobre rodas, permitindo deslocamento no ambiente fabril.
Durante os testes, os robôs humanoides serão utilizados principalmente na montagem de baterias de alta tensão e na produção de componentes.
Mais de 30 mil veículos produzidos
O primeiro uso de robôs humanoides em uma planta do grupo ocorreu em Spartanburg, em parceria com a empresa de tecnologia Figure AI. Ao longo de dez meses em 2025, o robô Figure 02 apoiou a produção de mais de 30 mil veículos.
O equipamento operou em turnos de dez horas diárias, de segunda a sexta-feira. Entre as atividades realizadas estava a remoção e o posicionamento de peças de chapa metálica destinadas à soldagem.
Durante o período, o robô movimentou mais de 90 mil componentes, percorreu cerca de 1,2 milhão de passos e acumulou aproximadamente 1.250 horas de operação.
Segundo a empresa, o projeto confirmou que robôs humanoides podem executar tarefas repetitivas com precisão milimétrica e segurança em ambiente industrial real. A integração ocorreu por meio do ecossistema BMW Smart Robotics, com interfaces padronizadas.
Plataforma de dados sustenta expansão da IA
A adoção de robôs humanoides faz parte de uma estratégia mais ampla de digitalização. O BMW Group consolidou seus sistemas de dados em uma plataforma unificada de TI, garantindo padronização e disponibilidade das informações em toda a rede de produção.
A inteligência artificial já é utilizada em diferentes etapas, incluindo fábrica virtual com gêmeos digitais, controle de qualidade com suporte de IA e sistemas autônomos de transporte interno.
A combinação de agentes digitais autônomos com sistemas físicos compõe o conceito de Physical AI, base para a ampliação do uso de robôs humanoides nas fábricas.
Novos projetos
Para organizar a expansão da tecnologia, o BMW Group criou um Centro de Competência para Physical AI na Produção. A estrutura centraliza o conhecimento técnico e coordena a seleção de parceiros tecnológicos.
As empresas são avaliadas conforme critérios de maturidade e industrialização. Após análise teórica e testes laboratoriais, os sistemas passam por avaliações em ambiente real antes do início da fase piloto.
Além da parceria com a Hexagon na Europa, o grupo segue avaliando novos casos de uso com a Figure AI, incluindo futuras aplicações do robô Figure 03 - uma nova geração de robôs com aparência humana, provavelmente ainda mais evoluídos.
