Harley-Davidson completa uma década de presença oficial no Brasil

Marca de motocicletas dos EUA começou operação própria no país em 2011 após período em que vendas eram realizadas por representante
Festival Harley Days

Festival Harley Days | Imagem: Divulgação

A Harley-Davidson está comemorando 10 anos de operação direta no Brasil. Até 2011, as motos icônicas da marca norte-americana eram vendidas pelo grupo Izzo, mas em fevereiro daquele ano a fabricante passou a criar uma rede própria em território nacional.

A montagem das motocicletas, no entanto, já era feita por meio de CKD em Manaus desde 1998. No entanto, a disputa judicial com grupo brasileiro levou mais de uma década para ser resolvida. A partir daí, a montadora dos EUA passou a investir pesadamente no mercado brasileiro, com o lançamento do Projeto Rushmore em 2013 e a nova família de motocicletas em 2017.

A marca também celebra a introdução do pacote de segurança RDRS (Reflex Defensive Rider Systems) que passou a controlar a tração em trechos em reta e curvas a partir de 2018.

Neste ano, a Harley promete trazer ao país a inédita Pan America, sua primeira big trail, parte de uma estratégia de reestruturação iniciada pela nova administração global no ano passado.

A fabricante também passará a investir pesado na eletrificação graças à recém anunciada marca de motos elétricas LiveWire. Segundo a empresa, existem 19 concessionárias no território nacional além de três pontos de serviço autorizados nas cinco regiões do país.

Desfile em 2011 contou com a presença do neto de um dos fundadores
Desfile em 2011 contou com a presença do neto de um dos fundadores
Imagem: Divulgação

Fundada em 1903 William S. Harley e os irmãos Arthur e Walter Davidson, a marca transformou-se em parte da cultura sobre duas rodas nesses mais de 118 anos.

Curiosamente, no ano em que inaugurou sua operação própria no Brasil, a Harley-Davidson realizou um grande desfile em São Paulo que ficou conhecido como “Willie G. Parade” devido à participação de Willie G. Davidson, neto de um dos cofundadores da empresa.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!