Suzuki lança duas 800 retrô; veja fotos e detalhes
GSX-8T e GSX-8TT foram reveladas com motor bicilíndrico de 83 cavalos; saiba mais
A Suzuki revelou dois novos modelos de motocicletas no segmento neo-retrô: GSX-8T e GSX-8TT. Desenvolvidas no centro de design da marca em Turim, na Itália, ambas resgatam elementos visuais clássicos combinados com a mesma motorização moderna de GSX-8S e GSX-8R. A dupla estreia com visual inspirado na lendária T500 Titan, fabricada a partir de 1967, e na GS1000, que se destacou no campeonato norte-americano AMA nos anos 1980.
A GSX-8T é uma naked com visual limpo e minimalista, enquanto a GSX-8TT adota um estilo mais esportivo, incluindo carenagem frontal ao estilo café racer. Ambas as versões têm chegada ao mercado europeu prevista para setembro. Os preços partem de 10.910 euros para a GSX-8T e de 11.560 euros para a GSX-8TT.

Em um primeiro momento, não há previsão de lançamento das motos no Brasil. Em conversão direta, os valores das motos variam em média entre R$ 63 mil e R$ 67 mil
Design nostálgico, mas moderno
Os novos modelos trazem tanque de 16,5 litros com linhas arredondadas, remetendo ao estilo da antiga Titan. O emblema GSX-8, posicionado nas carenagens laterais, lembra a bola de bilhar de número 8.

Destaques estéticos incluem farol circular com moldura metálica e faixa horizontal em LED, lanternas compactas e setas com iluminação em LED. Pela primeira vez em um modelo da Suzuki, são utilizados espelhos retrovisores do tipo bar-end, instalados nas extremidades do guidão, melhorando a visibilidade e contribuindo para a estética retrô. Os protetores laterais do motor têm acabamento escurecido.

Mecânica moderna com motor bicilíndrico de 776 cm³
Tanto a GSX-8T quanto a GSX-8TT utilizam o mesmo motor de dois cilindros paralelos com 776 cm³, duplo comando no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. O conjunto entrega até 83 cv a 8.500 rpm e torque de 7,9 kgf·m a 6.800 rpm. O consumo médio declarado é de 23,8 km/l, de acordo com o ciclo WMTC.

O propulsor é acoplado a um chassi de treliça em aço e traz o sistema de balanceamento Suzuki Cross Balancer, com dois contrapesos posicionados a 90 graus do virabrequim para reduzir vibrações e melhorar a suavidade na pilotagem.
Eletrônica embarcada
O pacote eletrônico é controlado pelo sistema Suzuki Intelligent Ride System, que inclui:
- Controle de tração com três níveis e opção de desligamento
- Modos de pilotagem selecionáveis
- Acelerador eletrônico (ride-by-wire)
- Assistente de partida em baixa rotação
- Câmbio rápido bidirecional
- Sistema de partida facilitada

Ergonomia e chassi
A posição de pilotagem foi projetada para conforto e controle, com altura do assento de 815 mm na GSX-8T e 810 mm na GSX-8TT. Ambas têm entre-eixos de 1.465 mm. A
suspensão é fornecida pela KYB, com garfo invertido de 43 mm na dianteira e monoamortecedor traseiro com link progressivo e ajuste de pré-carga. As rodas aro 17 calçam pneus Dunlop Sportmax RoadSport 2 nas medidas 120/70 na frente e 180/55 atrás.
O sistema de freios utiliza discos duplos de 310 mm na dianteira com pinças Nissin de quatro pistões e montagem radial, enquanto o disco traseiro tem 240 mm.
Equipamentos e bateria de nova geração
Ambos os modelos são equipados com painel digital em TFT colorido de 5 polegadas e porta USB tipo C para recarga de dispositivos.

Cores e preços
A GSX-8T estará disponível nas cores Verde Lisbona, Ouro Lima e Preto Paris. Já a GSX-8TT será vendida em duas combinações: Preto Dubai com detalhes vermelhos e amarelos, e Verde Rio com acentos dourados e alaranjados. Os preços sugeridos são de 10.910 euros para a GSX-8T e 11.560 euros para a GSX-8TT, com entregas previstas a partir de setembro na Europa.
