Fechando o ano de 2019 com 24.720 motos emplacadas e ocupando a segunda posição dentre os modelos trail até 500 cc, a Honda XRE 300 2020 não apresenta novidades em relação a parte mecânica e mantém o mesmo monocilíndrico de 291,6 cm³ com potência máxima de 25,4 cv a 7.500 rpm. A performance agrada tanto na aceleração como nas retomadas de velocidade. No uso urbano ou na pilotagem off-road, a XRE 300 e ágil e fácil de pilotar, passa tranquilamente pelos corredores e é relativamente leve (148 kg) levando em conta os diversos tipos de uso.

O câmbio de 5 velocidades tem trocas macias e suaves, mas, na estrada, uma 6ª marcha seria providencial.

As novidades na Honda XRE 300 em sua linha 2020 ficaram mais para a parte estética, tais como a nova carenagem e os grafismos, que deram ao modelo um estilo mais aventureiro e arrojado, conforme é a proposta da motocicleta.

As alças de apoio ficaram maiores e mais leves e são feitas em alumino, proporcionando um apegada mais segura ao garupa e deixou a moto um pouco mais leve.

O conjunto de iluminação é todo em LED, oferecendo mais segurança e melhor visibilidade. Principalmente em situações de baixa luminosidade, como estradas de terra e trilhas, a XRE 300 tem demostrado ser uma boa companheira e uma opção divertida para ser utilizada nos finais de semana.

O painel segue totalmente digital e bastante completo, mas o indicador da marcha selecionada seria um item interessante para o modelo.

As suspensões, como é esperado em uma trail, contam com um curso maior do que as motos convencionais e proporcionam muito mais conforto para piloto e garupa, porém acarretam uma certa dificuldade para pilotos com estatura inferior a 1,70 m, tanto para subir como nos momentos de paradas.

A posição de pilotagem é muito confortável e com grande sensação de segurança, graças ao centro de gravidade da XRE 300. Os freios com sistema ABS cumprem o seu papel dentro do que a moto oferece em desempenho.

A tampa do tanque de combustível é outro item bastante trabalhado pela Honda e verificamos que ela deixa o modelo mais moderno e prático na hora do abastecimento.

Banco do garupa: nota 9
“Andei grande parte em trechos urbanos e um pouco de rodovia. O assento mostrou-se muito confortável e macio, tem bom tamanho e posição que privilegia a visão do garupa. As pernas ficam bem posicionadas e permitem uma viagem mais longa com conforto”, opinião de Alessandra B. Lazzari.

A XRE 300 é oferecida em três configurações: XRE 300 ABS, com preço sugerido de R$ 18.590; a XRE 300 Rally, que tem o preço sugerido de R$ 19.090 e é vendida exclusivamente na cor vermelha e a XRE 300 Adventure, também oferecida por R$ 19.090 e vendida apenas na cor Verde Fosco.

 
 
Honda XRE 300 2020
 
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
 
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
 
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
 
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
 
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
 
Honda XRE 300 2020
Honda XRE 300 2020
 
 

Ficha Técnica

Motor
Tipo: DOHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 291,6 cc
Potência Máxima: 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 25,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,80 kgfm a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 79,0 x 59,5 mm
Relação de Compressão: 9,0:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol

Dimensões
Comprimento x Largura x Altura: 2.195 x 838 x 1.215 mm
Distância entre eixos: 1.417 mm
Distância mínima do solo: 259 mm
Altura do assento: 860 mm
Peso Seco: 148 kg

Chassis
Tipo: Berço Semi duplo
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 245 mm
Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link / 225 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco / 256 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 220 mm
Pneu Dianteiro: 90/90 - 21
Pneu Traseiro: 120/80 – 18

Capacidade
Tanque de Combustível: 13,8 litros
Óleo do Motor: 2,0 litros

Sistema elétrico
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12 V – 6 Ah
Farol: LED 

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo

José Luiz Lazzari | http://www.jlldesign.com.br/