Yamaha entra na onda das elétricas com dois novos scooters

Montadora japonesa anunciou a iniciativa "Switch On", que abre caminho para scooters e bicicletas elétricas. E01 e Neos serão lançados em breve
O scooter elétrico Yamaha E01

O scooter elétrico Yamaha E01 | Imagem: Yamaha

A espera pelos novos scooters elétricos da Yamaha parece estar próxima do fim. Apesar de ainda manter muitos detalhes em segredo, a montadora enfim mostrou nesta quinta-feira (3) como devem ser as versões de produção dos conceitos E01 e E02, apresentados anteriormente no Salão de Tóquio 2019.  

A montadora japonesa anunciou a iniciativa "Switch On" (ligar, em português), que abre caminho para scooters e bicicletas elétricos. Apesar de já modelos elétricos em mercados como o Japão, e até o futurista EMF lançado recentemente em Taiwan, o novo movimento da empresa é visto como uma entrada mais séria no segmento de motos elétricas; visto que os novos modelos serão destinados também a Europa. 

VEJA TAMBÉM:

Yamaha Neos
Yamaha Neos
Imagem: Yamaha

Não por acaso, a divulgação do plano foi feita no velho continente através de Eric de Seynes, presidente da Yamaha Motor Europe. Mas por que "Switch On"? "Isso significa que agora estamos entrando no segmento das elétricas. Começando um novo desafio e uma nova maneira de viver na cidade", disse Seynes.

Dentro dessa proposta estão programados os lançamentos do E01 (ainda sem nome final definido), do E02, que passa a se chamar Neo´s, um novo veículo de mobilidade híbrido com pedal que lembra uma mobilete, o B01, e 3 bicicletas elétricas. 

“O conceito de mobilidade evoluiu continuamente ao longo dos anos e, consequentemente, nossas cidades e infraestruturas se adaptaram a essas mudanças. No entanto, uma coisa que permaneceu a mesma ao longo das décadas é o desejo universal e a necessidade de mobilidade pessoal que dá uma verdadeira sensação de liberdade”, afirmou Seynes.

E01 anda como 125 cc

Yamaha E01 scooter elétrico
Yamaha E01 scooter elétrico
Imagem: Yamaha

Desde sua aparição em Tóquio, a E01 é a mais aguardada de todas, ainda mais depois de ser visto rodando camuflado no Japão na virada do ano. Ainda sem um nome oficial de lançamento definido, o modelo deve andar como uma "moto de 125 cc", segundo a Yamaha. Entre os detalhes revelados pela montadora sobre o E01 está o sistema de recarga rápida e uma “grande autonomia” de rodagem.

Assim como o Neo´s, o E01 terá o sistema de baterias removíveis, visto como uma das soluções mais práticas para o uso de veículos de mobilidade nas grandes cidades. Sem uma data precisa de lançamento, o E01 será primeiramente utilizado em um sistema de compartilhamento em uma grande cidade europeia, ainda não revelada.

Yamaha E01 elétrico em sua versão final de produção
Yamaha E01 elétrico em sua versão final de produção
Imagem: Reprodução / Response

É esperada uma pegada bem urbana; deve ter cerca de 15 cavalos e atingir velocidade de cerca de 90 km/h. 

SAIBA MAIS

Motos 2022: veja 10 lançamentos esperados para o Brasil

Uma cinquentinha bem moderna

Traseira da Yamaha Neos
Traseira da Yamaha Neos
Imagem: Yamaha

Do Neo´s já sabemos mais detalhes; o lançamento oficial está previsto para as próximas semanas, disse a Yamaha. Inclusive, o modelo apresentado já é considerado a versão final para ir às ruas.