Yamaha terá motos com transmissão manual e trocas automatizadas

Novo equipamento deve estrear em 2025 a bordo de modelos como a MT-09 e MT-09 Tracer
Y-AMT: transmissão manual automatizada

Y-AMT: transmissão manual automatizada | Imagem: Yamaha

A Yamaha prepara uma novidade técnica que deverá estrear inicialmente em 2025 a bordo dos modelos MT-09 e MT-09 Tracer, uma transmissão manual automatizada.

Batizada com o nome Y-AMT, a tecnologia pretende unir o melhor de dois mundos. Será possível trocar as marchas como numa moto comum, mas com mais rapidez e conforto, e também deixar o sistema fazer todo o trabalho.

Para equipar suas motos com a nova transmissão, a Yamaha instalou dois atuadores externos que fazem o trabalho de abrir e fechar a embreagem e girar o seletor de marchas.

Modo manual
Modo manual
Imagem: Yamaha

O sistema, embora tenha incorporado peso à motocicleta, também permitiu a remoção das peças de embreagem e troca de marchas.

Um vídeo divulgado pela marca mostra o funcionamento do dispositivo. No modo manual, o piloto pode selecionar a marcha por meio de pequenas alavancas no guidão, uma para subir as marchas e outra para descê-las.

Há também um modo rápido de trocas usando apenas o dedo indicador. Para selecionar os modos, há um botão acionado pelo polegar.

Modo automático
Botão de seleção do modo de condução da transmissão
Imagem: Yamaha

No modo "D", as trocas ocorrem automaticamente sem que as marchas sejam esticadas demais, ou seja, foco na economia e conforto.

Já no modo "D+", as mudanças são mais longas, em alta rotação, para fornecer mais performance.

Siga o MOTOO nas redes: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | TikTok | Twitter

A Yamaha ainda não disse quando nem em quais motos oferecerá o recurso, mas a mídia europeia notou pelas imagens e vídeo que o motor em questão tem 3 cilindros, o que sugere a MT-09 e a Tracer.

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos