Os 6 lançamentos de 2020 que mais desapontaram os gringos
Seja pela falta de novidades ou pelo momento ruim, nem todas as estreias que ocorreram no ano agradaram
O ano de 2020 foi com certeza um dos mais desafiadores da história para a indústria das duas rodas. No Brasil, a pandemia causou o fechamento de fábricas no primeiro semestre e, até agora, as linhas de montagem estão em ritmo lento por conta das medidas sanitárias. E isso aconteceu globalmente.
Mesmo assim, um grande número de lançamentos chegaram aos mercados mundiais, puxados principalmente pela entrada em vigor das normas Euro 5 de emissões de poluentes, mais restritas. No entanto, seja pela falta de novidade ou por trazer inovações que ninguém pediu, algumas motos que estrearam em 2020 deixaram os gringos desapontados. Confira algumas delas.
Honda CMX1100 Rebel
No final de novembro, a Honda revelou a maior moto da família Rebel de estradeiras. Trata-se da CMX1100 que rivalizará com modelos da Harley-Davidson, Triumph e Ducati. Enquanto a moto a si agradou a imprensa europeia e norte-americana, o que desapontou foi o lançamento em si, que contou apenas com informações breves e algumas fotos. Não houve nem vídeo de divulgação para ouvir o ronco do motor.
Os “lançamentos” da Suzuki
Para a linha 2021, a Suzuki se limitou apenas a atualizar a maior parte de seu catálogo com novas cores e adesivos, além de motores aptos a atender as regras Euro 5. Quem mais se sentiu ofendido foi a imprensa norte-americana, que afirmou que “não foi apenas um lançamento da Suzuki que desapontou, mas todos”.
Triumph Tiger 850 Sport
“Quem já acordou e pensou: ‘poxa, eu queria uma versão mansa da Tiger para a cidade’? Pois é, ninguém”. Foi assim que os britânicos descreveram o sentimento de decepção com o lançamento da nova Triumph Tiger 850 Sport. A novidade usa exatamente o mesmo conjunto da Tiger 900 renovada, mas com menos potência e uma lista de equipamentos um tanto enxuta. Em defesa da marca, porém, foi dito que seria difícil superar o lançamento da Triumph Trident 660.
Harley-Davidson Bronx
Um dos poucos lançamentos programados para 2020 e que não ocorreram, a Harley-Davidson Bronx deveria colocar a marca no segmento das nakeds de alta cilindrada pela primeira vez na história. Porém, a crise na empresa ao longo do ano e a mudança na direção colocaram a novidade de lado para focar na trail Pan America. A imprensa norte-americana ficou decepcionada.
40 anos da BMW GS
Motivo para festa não faltava: a BMW Motorrad comemorou os 40 anos da linha de aventureiras GS em 2020. O que deixou os jornalistas europeus decepcionados foi a falta de uma ocasião mais especial, uma vez que a BMW GS 40th Anniversry Edition não passou de uma pintura nova para R 1250 GS e F 850 GS, remetendo às primeiras motos da família.
Ducati Monster
A nova geração da naked mais icônica da marca italiana era um dos lançamentos mais aguardados de 2020. A novidade chegou no início de dezembro mais leve e potente. Enquanto a imprensa europeia respeitou a moto por suas capacidades no papel, a troca do tradicional chassi de aço por treliças por uma solução com liga de alumínio e formato convencional deixou os jornalistas de lá decepcionados.