Yamaha lança a Neo's, sua nova scooter elétrica

Modelo equivalente a uma moto de 50cc estreará primeiro na Europa como parte da estratégia de descarbonização da marca
Yamaha Neos 2022

Yamaha Neos 2022 | Imagem: Divulgação

A Yamaha apresentou nesta quinta-feira na Europa a Neo’s, sua inédita scooter elétrica de entrada. O modelo já havia sido antecipado como parte da iniciativa “Switch On” da fabricante, mas agora finalmente podemos conhecer a nova moto.

Com um design jovial e urbano, a Neo’s (assim mesmo, com apóstrofo e a letra S) promete ser um veículo prático e econômico. Os faróis duplos de LED dão o toque de personalidade à scooter, mas são as soluções técnicas que encantam.

A moto possui uma unidade de propulsão integrada (YIPU na sigla inglês) que consiste num motor elétrico na roda traseira e que é refrigerado a ar e que não possui engrenagens, resultando num funcionamento bastante silencioso e eficiente.

VEJA TAMBÉM:

O sistema incorpora ainda o freio traseiro e que é ligado a um braço oscilante como suspensão, onde está a unidade de controle do motor.

A energia elétrica necessária para movimentar a Neo’s fica armazenada numa bateria de íon de lítio de 8 kg localizada abaixo do assento, no centro do chassi. Segundo a Yamaha, ela oferece uma autonomia de até 37 km, as a scooter pode receber uma segunda bateria que é capaz de estender seu alcance para 68 km.

Yamaha Neos 2022
Yamaha Neos 2022
Imagem: Divulgação

À venda na Europa a partir de maio

A recarga pode ser feita diretamente na moto ou então removida para ser conectada a uma fonte de energia doméstica, por exemplo.

O motociclista pode optar por dois modos de condução, o STD, em que é oferecida maior potência e capacidade de atingir 40 kmh, ou ECO, com velocidade máxima limitada a 35 km/h a fim de proporcionar uma autonomia maior.

A Yamaha chega a informar que a Neo’s gera apenas 55 dB a uma distância de sete metros enquanto uma scooter a combustão atinge 71 dB nas mesmas condições.

Como não poderia ser diferente, a scooter oferece vasta conectividade por meio do aplicativo MyRide. O painel em LCD é de fácil leitura e a moto pode ser ligada por aproximação.

Yamaha Neos 2022
Yamaha Neos 2022
Imagem: Divulgação

Em relação às dimensões, a scooter elétrica possui rodas de liga leve com 13 polegadas de diâmetro, banco com altura de 795 mm. A Neo’s tem 1.875 mm de comprimento, 695 mm de largura, 1.120 mm de altura e 1.305 mm de entreeixos – o peso total sem a bateria é de 90 kg.

Por falar em bateria, talvez um ponto negativo envolva o uso do compartimento abaixo do banco. Caso você precise retirá-la será preciso esvaziar o local para chegar até a bateria.

A Neo’s começará a ser vendida em maio, mas seu preço na Inglaterra já é conhecido: 3.005 libras, cerca de R$ 20.000 numa conversão direta. Ou seja, pouco mais que uma NMAX, por exemplo.

Tudo sobre a Yamaha Neos

Yamaha Neos